CapivariMombucaNotíciasRafard

Mais de 500 eleitores podem perder o título em Capivari, Rafard e Mombuca por não votar nas últimas eleições

13/03/2015

Mais de 500 eleitores podem perder o título em Capivari, Rafard e Mombuca por não votar nas últimas eleições

Número também inclui quem deixou de justificar o voto; para regularizar a situação, moradores devem procurar o cartório eleitoral até dia 4 de maio
Eleitores que não votaram ou deixaram de justificar o voto nos três últimos pleitos devem regularizar a situação até dia 4 de maio (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Eleitores que não votaram ou deixaram de justificar o voto nos três últimos pleitos devem regularizar a situação até dia 4 de maio (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

REGIÃO – Eleitores que deixaram de votar ou justificar o voto nos três últimos pleitos precisam regularizar a situação, caso contrário, terão o título cancelado. A lista de eleitores faltosos foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 23. Entre eles, estão 461 moradores de Capivari, 46 de Rafard e 26 de Mombuca, segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 38ª zona, José Reinaldo de Faria.

Para regularizar a situação, basta ir ao cartório eleitoral em Capivari até dia 4 de maio, com documento oficial com foto em mãos, e solicitar a emissão da multa, que deve ser paga no banco. Cada pleito não comparecido equivale a R$ 3,50. “E, se for o caso, nós vamos fazer uma revisão do título desse eleitor. Mas, se for só multa, qualquer pessoa da família pode acertar a situação dele”, diz. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Porém, Faria explica que, após o término do prazo para a regularização, o título é cancelado automaticamente e, então, apenas o dono do documento poderá reaver seus direitos. “Recolhendo a multa, a situação é regularizada de imediato”, assegura. “Se o eleitor não tiver condições de recolher e for declarado pobre nos termos da lei, poderá solicitar isenção da taxa.”

Um pleito corresponde a um turno eleitoral. Ou seja, correm o risco de ter o título cancelado eleitores que não votaram na eleição de 2012, para prefeito, e no primeiro e segundo turnos da eleição de 2014. As pessoas que estão na dúvida se deixaram de votar ou de justificar nesse período podem consultar a situação eleitoral no site do TSE (www.tse.jus.br), por meio do nome completo ou número de inscrição.

Com o cancelamento do título, além de não poder votar, o cidadão fica impossibilitado de tirar passaporte, assumir cargos públicos, fazer empréstimos com instituições financeiras públicas, receber prêmios da loteria ou da Caixa Econômica Federal, entre outras conse- quências. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3491-1406.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?