DestaquesSaúde

Março Lilás: mês de prevenção ao Câncer de Colo de Útero; saiba mais

A Campanha do mês, do Ministério da Saúde, é o Março Lilás, uma iniciativa de prevenção ao câncer de colo de útero. Além de comemorar o Dia da Mulher, março também foi escolhido como o mês das ações de prevenção à terceira doença mais frequente nas mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer de colo de útero é uma evolução da infecção por HPV (Vírus do Papiloma Humano). É um tipo de câncer de evolução lenta, presente em sua maioria, em casos de mulheres com idade acima de 25 anos.

Segundo a médica ginecologista, Dra. Ieda Maria Bianchim Borsato, a infecção pelo HPV, responsável pelo surgimento de verrugas genitais, representa o maior fator de risco para o surgimento do câncer de colo de útero.

Outros fatores também podem causar este tipo de câncer, como cigarro, baixa imunidade, múltiplos parceiros sexuais, má condições de higiene, histórico familiar, entre outros.

medica-ginecologista-dra-ieda-bianchim
Dra. Ieda colaborou com informações sobre o tema (Foto: Mateus Galesi)

Para prevenir, Dra. Ieda esclarece que a vacina contra o HPV ainda é a medida preventiva essencial. “A vacinação tem eficácia comprovada e é oferecida pelo SUS para meninas entre 9 e 14 anos”.

Outra forma de prevenção é o exame de Papanicolau, que é de extrema importância para o rastreamento do câncer no colo de útero. O exame também é oferecido pelo Serviço Público de Saúde e deve ser feito, anualmente, por mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram atividade sexual.

“O câncer do colo de útero quando diagnosticado em fase não invasiva, tem altas chances de cura, chegando a uma porcentagem de 80 a 90%, quando feito o tratamento indicado”, explica a médica.

Já o tratamento, este vai depender do estágio da doença.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance de cura, por isso são tão importantes o acompanhamento e o exame de Papanicolau com frequência”, reforça a ginecologista.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?