NotíciasRafard

Mário Severino e Felipe Marchioretto participam do Dia Internacional do Consumidor

Vereadores Mário Severino e Felipe Marchioretto com Fernando Capez (Foto: Divulgação/Câmara de Rafard)
Vereadores Mário Severino e Felipe Marchioretto com Fernando Capez (Foto: Divulgação/Câmara de Rafard)

Os vereadores de Rafard, Mario Severino da Silva e Felipe Diez Marchioretto participaram do Dia Internacional do Consumidor, na Secretaria da Justiça e Cidadania, em São Paulo. O evento aconteceu no auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, no dia 15 deste mês. Na ocasião, foram assinados convênios para a criação do Procon Municipal em 10 cidades do interior. Também foram anunciadas a nova logomarca da Fundação, a criação da Escola Paulista de Defesa do Consumidor (EPDC) e da TV Procon-SP.

Mais de 200 pessoas compareceram à solenidade, que teve encerramento do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti. Na oportunidade, Severino e Marchioretto protocolaram um pedido junto ao diretor executivo da Fundação Procon, Fernando Capez.

“Temos de atuar com eficiência, modernização, inovação e transparência”, observou Paulo Dimas Mascaretti, ao comentar as novas medidas adotadas pela nova gestão do Procon.

Ao lembrar que o estado de São Paulo criou o primeiro Procon do País, em 1976, Capez anunciou algumas medidas adotadas para aprimorar os serviços de proteção ao consumidor. Uma delas é a criação da Escola Paulista de Defesa do Consumidor, que ministrará cursos de orientação para consumidores e fornecedores a respeito das relações de consumo. Para isso, o órgão firmou um convênio com a Escola Superior do Ministério Público, cujo diretor, procurador de Justiça Antônio Carlos da Ponte, participou do evento.

Ele também anunciou a criação da TV Procon, de caráter educativo, e a implementação do selo Fornecedor Consciente, destinado aos fornecedores que adotem práticas para a redução do número de reclamações, além da criação do cadastro de reclamações fundamentadas.

Foram assinados convênios com 10 cidades paulistas – Anhembi, Areiópolis, Bofete, Duartina, Itaí, Manduri, Mineiros do Tietê, Pirajuí, Porangaba e Sabino – para a criação do Procon municipal naquelas localidades. O Termos de Cooperação Técnica entre o Procon e o Tribunal de Justiça para a implementação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) especializados em relações de consumo, e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) para regular a cooperação técnico-científica entre os dois órgãos, também estiveram na pauta de assinaturas.

O evento contou ainda com palestra sobre “Marketing e a alma do consumidor na sociedade capitalista atual”, ministrada pelo desembargador Rizzato Nunes.

Dentre as autoridades, participaram os deputados Celso Russomano, Jorge Wilson, Itamar Borges e Delegado Olim; o presidente do CREA-SP, Vinícius Marchese Marinelli; o juiz de Direito coordenador dos CEJUSCs, Ricardo Pereira; o vice-presidente do Conselho Seccional da OAB/SP, Ricardo Toledo; o coordenador do Procon Paulistano, Luciano Cascione, representando o secretário municipal de Justiça, Rubens Rizek; prefeitos municipais; coordenadores e diretores de Procons Municipais; o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-SP), coronel Ricardo Gambaroni; o diretor jurídico da Febraban, Antonio Carlos de Toledo Negrão; o vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Vitorino Francisco Antunes Neto; promotores de Justiça, vereadores e outras autoridades.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?