Geral

Maurício Baroni inicia esforços para incluir Elias Fausto na RMC

23/06/2017

Maurício Baroni inicia esforços para incluir Elias Fausto na RMC

Baroni durante reunião com o conselho de desenvolvimento da RMC (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)
Baroni durante reunião com o conselho de desenvolvimento da RMC (Foto: Divulgação/Prefeitura de Elias Fausto)

ELIAS FAUSTO | O pontapé inicial para incluir Elias Fausto na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi dado na manhã de terça-feira, 20, em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em Santa Bárbara d’Oeste.

O prefeito Maurício Baroni esteve presente na reunião a convite do presidente do conselho e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e discursou para os representantes dos vinte municípios presentes. “Hoje, nós fazemos parte do aglomerado urbano de Piracicaba, mas nossa relação com a Região Metropolitana de Campinas é muito mais próxima, principalmente com os municípios de Monte Mor, Campinas e Indaiatuba. Assim, a nossa inclusão na RMC será apenas uma confirmação de uma realidade que já existe, além da possibilidade de auxiliarmos no desenvolvimento regional de forma mais eficaz e participarmos do processo de integração regional de forma plena”, avalia Baroni.

O pedido de Elias Fausto já rendeu apoio de diversos outros integrantes da RMC, entre eles os prefeitos de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Jaguariúna, que já declararam que irão trabalhar pela inclusão do município na região.

Para Baroni, esse apoio é fundamental. “Temos uma relação estreita com os prefeitos da RMC e, hoje, essa relação se tornou ainda mais amigável. O apoio demonstrado aqui mostra que não estamos sozinhos nessa luta.”

Para a inclusão do município na RMC, é necessário que um projeto de lei estadual que permita, seja aprovado na Assembleia legislativa do Estado. Posteriormente, os municípios membros da RMC precisam aprovar a entrada de Elias Fausto.

A RMC

Composta por 20 municípios, a Região Metropolitana de Campinas tem o segundo maior PIB do estado de São Paulo (cerca de R$142 bilhões), atrás apenas da região metropolitana da capital. Além da área econômica, a integração da RMC abrange outras áreas como saúde, segurança e obras, e propicia o desenvolvimento em conjunto de todos os municípios nela inseridos.

Municípios que compõem a RMC: Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?