NotíciasRafard

Médica cubana do programa Mais Médicos abandona PSF

06/03/2015

Médica cubana do programa Mais Médicos abandona PSF

Prefeitura notificou o Ministério da Saúde, que afirmou estar tomando as providências necessárias para enviar outro profissional à cidade
Cubana foi recebida no ano passado pelo prefeito, vice e diretora de Saúde (Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Médica cubana foi recebida no ano passado pelo prefeito, vice e diretora de Saúde (Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A médica cubana Annelies Esquivel Ruiz, integrante do programa federal Mais Médicos, abandonou o Programa de Saúde da Família (PSF) de Rafard. Segundo a Prefeitura, ela deixou de comparecer ao trabalho logo após o Carnaval e não atendeu mais às ligações da Diretoria de Saúde. Diante dos fatos, o governo municipal notificou o Ministério da Saúde sobre o não comparecimento da médica ao trabalho.

O órgão do governo federal, por sua vez, informou que já está providenciando a vinda de um novo profissional à cidade, mas disse que não há previsão de quando isso vai acontecer. O Ministério da Saúde comunicou também que, por causa do ocorrido, a médica foi descredenciada e, consequentemente, não fará mais parte do programa.

Annelis chegou a Rafard em abril do ano passado. A exemplo de outros médicos que deixaram o país, a cubana informou ao Ministério da Saúde que está nos Estados Unidos. O país possui programa de vistos específicos para profissionais cubanos em missão no exterior.

Para não deixar a população desamparada, os agentes comunitários da Diretoria de Saúde darão continuidade aos atendimentos a domicílio enquanto a situação não for normalizada. Nos casos de constatações mais graves, o paciente será encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?