Saúde

Médico destaca benefícios do CrossFit na terceira idade

Prática consiste na realização de exercícios funcionais e busca se relacionar com movimentos do dia a dia, como subir em um ônibus, carregar compras e pegar objetos no alto do armário

Pode ser surpreendente quando se lê pela primeira vez, mas é verdade: o CrossFit pode ser uma modalidade muito benéfica para os idosos.

Isto porque, embora seja uma prática intensa, ele ajuda a melhorar a densidade óssea, aumenta a força e garante mais agilidade para as tarefas do dia a dia. 

“A qualidade de vida do idoso depende de autonomia para que ele possa executar atividades corriqueiras.

Com as devidas adaptações, o CrossFit pode proporcionar isso, sem falar da sensação de bem-estar e do aumento da autoestima”, afirma o Dr. Paulo Szeles, ortopedista e médico do esporte com foco em lesões de CrossFit.

Imagem: Reprodução internet

Conforme ele explica, a prática consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. Os treinos possuem intensidade mais elevada do que outras modalidades, levando o corpo a trabalhar até seu limite.

“O mais interessante é que eles preparam o organismo para diversas situações, já que os exercícios funcionais estão relacionados aos movimentos que utilizamos no dia a dia, como subir em um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão, carregar compras, pegar algum objeto no alto do armário”, revela Dr. Szeles.

O CrossFit para idosos deve ser adaptado, respeitando as limitações de cada um durante os treinos. Os movimentos precisam ser adequados para os praticantes que possuem a mobilidade um pouco mais reduzida; a corrida não é tão intensa e os pesos são mais leves.

“Mas a saúde dos praticantes continua sendo estimulada e a musculatura fortalecida”, diz ele.

Apesar dos benefícios, o médico lembra que, antes de iniciar a prática, é fundamental realizar um check up médico para prevenir lesões e detectar qualquer fator de risco que possa indicar problemas na saúde e a necessidade de adaptações para uma prática segura.

Dr. Szeles destacou alguns benefícios que o CrossFit pode trazer para os idosos:

• Mais agilidade e flexibilidade

Os idosos tendem a perder força e flexibilidade por conta do próprio processo de envelhecimento, podendo gerar perda do equilíbrio, da coordenação motora e limitação articular.

“Isso pode comprometer a independência dos movimentos, acarretando maior dependência do idoso e, consequentemente, uma redução da qualidade de vida”, diz o especialista.

O CrossFit atenua esses efeitos negativos por sua associação ao aumento da flexibilidade, redução das tensões musculares e prevenção de lesões e no auxílio no retardo da perda de força.

Tudo isso potencializa a sensação de autonomia e de bem-estar, promove mais disposição e faz com que seja mais fácil realizar as atividades diárias.

• Aumento da capacidade respiratória

Com o passar dos anos, nosso organismo perde um pouco da capacidade respiratória. Isso quer dizer que, quando envelhecemos acontece a diminuição da massa muscular também na região do tórax.

“A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo.

Esse contato possibilita uma troca gasosa essencial para a vida. Consiste, basicamente, na absorção do oxigênio pelo sangue a fim de, ligado à hemoglobina, ser transportado para todas as células do organismo.

Sem falar que ele elimina o gás carbônico que as células produziram para gerar energia”, afirma o especialista.

No CrossFit, as atividades que envolvem repetições contribuem para o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória e cardiovascular. Ao melhorar esse desempenho, o idoso consegue imprimir mais esforço físico em sua rotina.

• Intensificação da vida social

A interação social é um dos fatores que mais contribuem para a qualidade da saúde psicológica na terceira idade.

Estimular a convivência do idoso por meio de atividades coletivas traz benefícios importantes para um envelhecimento saudável da mente e corpo, contribuindo para evitar distúrbios comuns nessa fase da vida, como a depressão.

“As atividades físicas coletivas, como o CrossFit, são uma excelente opção para manter o idoso ativo e enturmado”, afirma o Dr. Szeles.

• Elevação da autoestima

A aposentadoria e a falta de rotina podem gerar desmotivação na terceira idade, que fica sem saber o que fazer com a falta de compromissos, objetivos e o tempo ocioso. Assim, tende a se isolar do convívio social e das atividades que costumava praticar, tendo sua autoestima prejudicada.

A prática de exercícios em grupo, como o CrossFit, pode ser uma excelente opção para elevar a autoestima, já que estimula a socialização, além de causar sensação de bem-estar pessoal, provocando impactos positivos neste quesito.

“Incentivar o idoso a praticar exercícios trabalha a realização pessoal, promove o desenvolvimento de novas habilidades e faz com que ele se sinta mais independente e satisfeito consigo mesmo”, esclarece o médico.

O médico do esporte ainda reforça a importância de sempre treinar com supervisão de um profissional capacitado para a modalidade.

“O acompanhamento do profissional de educação física habilitado para o CrossFit é tão essencial quanto o acompanhamento médico.

Quando praticada de forma correta, a modalidade minimiza as lesões e ainda previne acidentes domésticos por falta de força muscular, completa o especialista.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?