NotíciasRafard

Meio Ambiente pede projetos de conscientização

Encontros visam à obtenção de recursos para planejamentos voltados à preservação e reciclagem

Na sexta-feira, 17, o Departamento de Meio Ambiente de Rafard realizou uma palestra gratuita sobre conscientização ambiental, voltada a autoridades e educadores da cidade. O evento aconteceu na Câmara Municipal, às 13h. O deputado estadual Chico Sardelli (PV), cuja participação estava prevista, não pôde comparecer. Entretanto, estiveram presentes seu assessor de imprensa Edson Milan e o relações institucionais de Americana Jair Camargo.

A palestra foi ministrada pelo secretário de Meio Ambiente de Americana Odair Dias, que contou um pouco sobre os projetos criados pelo governo deles para preservar o meio ambiente. Entre eles, o Plano Municipal de Arborização, que regulamenta tudo o que pode ser feito com as árvores de um município. De acordo com Dias, Americana tem em torno de 140 árvores antigas, sendo que algumas delas possuem caule e extensão de mesmo comprimento.

“Toda cidade tem esse tipo de problema: a raiz acaba danificando o passeio público e com isso, dificulta a vida de cadeirantes, idosos, deficientes visuais e até das crianças. Com o Plano de Arborização, ninguém mais pode plantar sem orientação, nem retirar uma árvore sem autorização”, explica Dias. “Ou seja, o espaço que o morador irá utilizar para plantar uma árvore é normatizado, assim como a espécie permitida e quais os procedimentos necessários”, completa.

De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente Camila dos Santos Garcia, a iniciativa da “conversa” visa estimular a criação de ações relativas ao meio ambiente, como por exemplo, a coleta seletiva. Em Rafard, não há programas de reciclagem. Camila aponta que é preciso uma mobilização social para a aquisição de recursos e especialmente a formação de uma cooperativa. Assim, não só o ambiente sai ganhando, mas a própria cidade, pois “reciclagem dá dinheiro”, lembra.

As ideias discutidas também envolvem a construção de um aterro sanitário de verdade, campanhas para o uso correto da água e contra a poluição do ar. Para dar continuidade à tarefa, novos encontros serão agendados e divulgados pelo departamento, a fim de envolver os cidadãos, sobretudo as crianças nessa luta em defesa da natureza. Para Camila, a conscientização pode começar na escola, por meio de cartilhas e gincanas, e a partir daí contar com os mais novos para educar a população.

“Sem água, solo, oxigênio, minerais, vegetais e tudo o que envolve nosso planeta, a gente não consegue computador, carro. Ninguém gostaria de trocar o oxigênio por um carro, mas todo mundo polui o oxigênio e o nosso lar, nosso planeta”, comenta.

 

Pode começar desde já?

Ao cidadão que não vê a hora de contribuir com a preservação da natureza ao seu redor e tem interesse em reciclar seus resíduos sólidos imediatamente, o Departamento de Meio de Ambiente informa que ao colocar o lixo para fora de casa no dia de coleta normal, basta separar o que é reciclável (papel, vidro, plástico e embalagem) numa caixa de papelão para o lixeiro recolher.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?