Geral

Meio Ambiente plantará 9500 mudas em área de preservação

O diretor de Meio Ambiente Rafael Bonassa (o segundo da direita para a esquerda) com os membros da empresa responsável pelo plantio

Além de restaurar a área, projeto também visa melhorar a qualidade da água captada

A Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, fará o plantio de 9.500 mudas de árvores numa ação de restauração florestal, em uma área de manancial e captação de água, localizada na Fazenda São José Viegas. É a primeira vez que um projeto desse tipo é feito no município, visando não só a restauração imediata da área, mas também pensando em melhorar a qualidade da água captada.
O local escolhido para o plantio imediato das mudas foi a Fazenda Viegas devido ao fato da área ser responsável, atualmente, por 20% da água captada para uso no município.
O projeto é realizado em conjunto com empresas da região, sendo que cabe ao município fazer o levantamento das áreas disponíveis e indicá-las para que as firmas possam realizar o plantio.
Segundo o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Rafael Bonassa, a recuperação ambiental (plantio) acarretará na melhor proteção das áreas de manancial. “Essa ação causará uma melhora imediata nas áreas ciliares da localidade, proporcionando em longo prazo, a melhora na qualidade da água captada pelo município. Ou seja, ocasionará uma economia no sistema de tratamento para abastecimento publico”, afirma.
É importante ressaltar que, tanto o município quanto o proprietário da terra não tem gastos com essas ações, e sim desfrutam do bônus do investimento que acabará regularizando suas áreas de preservação e/ou Reserva Legal, conforme pede o Código Florestal Brasileiro.
Essas áreas de mananciais e nascentes são prioritárias para recuperação. Porém, também existem projetos que estão sendo desenvolvidos para estabelecer esse modelo de parceria para plantio e recuperação em outras áreas de Rio das Pedras.
“Esta restauração ambiental auxiliará na melhoria da qualidade da água que chega à casa dos cidadãos riopedrenses”, aponta o prefeito municipal Júlio César Barros Ayres. “A Fazenda do Viegas é um dos principais pontos de captação de água do município e cabe a nós, do poder público, encontrar meios e recursos para preservar a área”, diz o prefeito.

RETRANCA
Projeto ‘Banco de Áreas para Recuperação’
Em breve, o Departamento de Meio Ambiente lançará o Projeto “Banco de Áreas para Recuperação”. O objetivo é o cadastramento de propriedades particulares da cidade que estejam disponíveis para plantio de mudas e recuperação ambiental. A partir das informações cadastradas pelos proprietários, o Departamento do Meio Ambiente fará a divulgação dessas áreas junto a empresas e pessoas físicas interessadas em investir no reflorestamento, seja como compensação ambiental, compensação voluntária para emissões de gases de efeito estufa ou mesmo como ação voluntária de responsabilidade social. Desta forma, pretende-se que tais investimentos propiciem o máximo de benefícios ambientais e sociais possíveis à cidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?