NotíciasRafard

Meio século de história é revivido em solenidade dos 50 anos de Rafard

27/03/2015

Meio século de história é revivido em solenidade dos 50 anos de Rafard

Sessão solene em comemoração ao cinquentenário da Cidade Coração homenageou autoridades e pessoas que contribuíram com o desenvolvimento social e político; evento foi realizado no Salão Paroquial Cônego Luiz Talassi para acomodar número maior de convidados

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento solene realizado pela Câmara Municipal em comemoração aos 50 anos de Rafard, na noite de quinta-feira, 19, no Salão Paroquial Cônego Luiz Talassi.

medalha
Medalhas foram entregues a ex-prefeitos, vices e vereadores que participaram da vida social e política de Rafard nestes 50 anos de vida (Foto: Divulgação/Câmara de Rafard)

RAFARD – Dezenas de autoridades que contribuíram com a história política de Rafard neste meio século de vida receberam a medalha Genaro Vigorito, uma honraria criada para homenagear ex-prefeitos, vices, vereadores e suplentes.

Como de costume, a atual legislatura realizou a entrega de títulos a três personagens de destaque. Dorival Ferraz Stefani, mais conhecido como Zico, recebeu o título de Honra ao Mérito em reconhecimento pela ajuda nas festas religiosas e desfiles de cavaleiros.

José Francisco dos Santos Proença, gerente da Companhia Paulista de Força e Luz por sete anos, primeiro presidente e um dos fundadores do Rotary Club de Rafard, foi agraciado com a medalha Vereador Luiz Ortolani.

Reconhecido pelos constantes investimentos e projetos na cidade, o empresário Airton Lemes recebeu o título de Cidadão Rafardense. Lemes é proprietário da empresa Nacional Board e Nacional Incorporadora, responsável pelo empreendimento em frente ao Centro Cultural Major Pires de Campos.

O presidente do legislativo, Wagner Bragalda (PMDB), disse se sentir honrado em partilhar a comemoração e entrega de títulos aos cidadãos que deram sua contribuição ao município. “Todos eles, cada um à sua maneira, ofereceram o seu melhor, como é o caso do senhor Airton, para transformar a cidade de Rafard e fazer com que aqui seja um lugar melhor para se viver”, completou.

A solenidade contou também com a presença da Dra. Neusa Vigorito, filha do ‘Marechal da Vitória’ Genaro Vigorito, empresário que liderou a luta pela emancipação da cidade. Neusa teve a companhia de Ana Maria Hortolani Fontolan – filha de Luis Ortolani, primeiro vereador de Rafard – para discursar na tribuna. Elas relembraram fatos históricos vividos pelos pais e familiares na batalha pela liberdade.

O grupo BR Brass ficou responsável por um dos momentos de maior descontração, encenando a Guerra de Bosta, famoso combate vivido entre rafardenses e capivarianos na luta pela emancipação.

Presidida pelo vereador Wagner Bragalda, a parte musical da solenidade ficou a cargo de Rosane e Antonia Mila Peixoto, e da jovem Francine Daroz, rafardense que liderou os trabalhos junto ao conjunto BR Brass (formado por alunos do Conservatório de Tatuí). Na parte cultural, os artistas plásticos Ivênio Pires, Alzira Taquetti e Sebastian Eloá, expuseram suas obras retratando pessoas e locais importantes da cidade. A professora Rita Martins colaborou com seu repertório histórico, compartilhando com os presentes os fatos que marcaram a data.

No encerramento, um rodízio de pizza e bolo foi servido aos convidados.

Medalha

O projeto que concedeu as medalhas Genaro Vigorito e se trata de uma resolução aprovada pela atual legislatura e nascido do entusiasmo dos vereadores em reconhecer o trabalho daqueles que doaram tempo de suas vidas aos afazeres coletivos, pensando no desenvolvimento da cidade e principalmente na construção de uma sociedade melhor. A indicação foi realizada pelo vereador e presidente da Câmara de Rafard, Wagner Bragalda.

“O nome escolhido para a medalha se deve à garra deste importante homem na cidade de Rafard. Genaro foi um empresário empreendedor e presidente do Grupo Vigorito. Liderou o processo de emancipação de Rafard enfrentando a família que se opunha à ideia dele de defender a causa rafardense”, destacou Bragalda.

De acordo com o livro Genaro Vigorito – Marechal da Vitória, do escritor José Maria de Campos, entre os motivos da família ser contra, pesou o fato de ser capivariana, e segundo porque prejudicaria os negócios da família. Mesmo assim, Vigorito enfrentou os irmãos e ainda, a força de grandes políticos que tentaram combater os emancipacionistas liderados por ele.

Genaro Vigorito nasceu em Capivari e casou-se com a rafardense Benedita Aprilante Vigorito, com quem teve a única filha, doutora Neusa Maria Vigorito – médica e presidente do Grupo Vigorito. O Marechal da Vitória foi o primeiro prefeito de Rafard e sua posse aconteceu no dia 21 de março de 1965, no Cine Paratodos, palco dos grandes eventos na época. Após seu mandato, ainda foi eleito vereador.

Compromisso

Durante a sessão solene, o vereador Wagner Bragalda assinou um termo de compromisso e anunciou o lançamento do segundo volume do livro Cidade Coração, escrito por Pedro Silveira Rocha.

“Sabemos que Rafard está completando 50 anos recheados de história, muita luta e dedicação de pessoas que nasceram e/ou escolheram morar nesta acolhedora Cidade Coração. Assim, não poderíamos nos esquecer nestes 50 anos dele, do senhor Pedro Silveira Rocha, que completaria 100 anos neste ano e que contou com detalhes a diversos cidadãos um pouco da história desta cidade em seu livro: Cidade Coração”, relembrou Bragalda.

Presentes, as filhas do escritor Irani e Eliane, receberem das mãos do presidente uma cópia do compromisso assinado e assumido pelos edis com a família do escritor, para o lançamento em breve. Irani agradeceu o gesto e disse que seu saudoso pai ficaria feliz pela iniciativa.

Na oportunidade, Neusa Vigorito cedeu exemplares do livro Genaro Vigorito – Marechal da Vitória, escrito por José Maria de Campos, que serão distribuídos nas escolas de Rafard.
“Como Zé Maria não teve tempo de lançar o livro antes de seu falecimento, assumi a missão de dar continuidade ao trabalho dele, que conta não somente sobre a vida política de meu pai, mas da família e de Rafard”, comprometeu-se Neusa.

 

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?