Opinião

Mês de maio, mês de Maria

Padre Antônio Carlos D’Elboux é pároco de Rafard (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux

O mês de Maio é dedicado pela Igreja como o mês de Nossa Senhora. A piedade popular procura realizar atos marianos recordando aquela que é a Mãe de Jesus e que Ele nos deu como mãe. Se examinarmos a vida dos santos, veremos que sempre Nossa Senhora ocupa um lugar de destaque em suas vidas. Os Papas recentes têm belíssimos documentos incentivando a devoção a Nossa Senhora. Os Santuários Marianos falam muito sobre Nossa Senhora. Os movimentos dentro da Igreja sempre realçam a presença e a importância da Virgem Maria em nossas vidas.

Filha de Ana e Joaquim, a Virgem Maria nasceu e viveu em Nazaré. É nesta cidade que ela recebeu a visita do Anjo Gabriel que lhe anunciou que seria a mãe do Messias e que isso aconteceria pela intervenção do Espírito Santo. Avisada pelo mesmo Anjo que sua prima Isabel, apesar de velha e estéril, tinha concebido aquele que vai chamar João, ela vai apressadamente até Ein Karen para ajudar sua parenta no final da gravidez. Isabel diz que é indigna de receber a Mãe do Salvador, mas Maria Santíssima entoa um hino de louvor e agradecimento a Deus.

Nossa Senhora vai com seu esposo José até Belém, a cidade de Davi, para o recenseamento ordenado pelo imperador César Augusto. É lá que Maria dá à luz o Menino Deus. Depois levam o menino para apresenta-lo no Templo, em Jerusalém, quando o profeta Simeão diz que uma espada irá traspassar a alma de Maria, informando os sofrimentos que ela vai ter. Quando Jesus tinha doze anos, os pais o levam para a festa da Páscoa no Templo, mas na volta da caravana percebem que Jesus não estava com eles e procuram até encontra-lo no Templo entre os doutores da lei.

Na vida pública de Jesus a presença de Maria é muito rara e discreta. Em uma delas, Maria pede a Jesus em favor de um jovem casal cujo vinho estava faltando em sua festa de casamento; noutra ela e alguns discípulos vão procurar Jesus que responde: Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática. Voltamos a ver Maria nos Evangelhos quando acompanha o sofrimento e a morte de Jesus no Calvário, quando Jesus a entrega como mãe de toda a humanidade e João Evangelista lhe é dado como filho.

Veneremos com carinho Nossa Senhora. Os títulos atribuídos a ela variam, mas é sempre a mesma e única Mãe de Deus e nossa mãe. Rezemos o Terço, a Ladainha. Cantemos os hinos marianos. Participemos das procissões e festas de Nossa Senhora. Meditemos sobre suas grandes alegrias e suas grandes tristezas. Agradeçamos a intercessão dela em nossas vidas. Consagremos nossas crianças e nós mesmos a ela. Maria Santíssima é o melhor e mais rápido meio de chegarmos até Jesus, o nosso Deus que se fez um de nós e morrendo na Cruz nos deu a salvação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?