Opinião

Mesmerismo ou Hipnotismo

09/10/2015

Mesmerismo ou Hipnotismo

ARTIGO  |  Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Mesmerismo é a teoria do médico austríaco Franz Anton Mesmer (1733-1815), segundo a qual os seres vivos são dotados de um fluído magnético capaz de se transmitir a outros indivíduos, estabelecendo-se assim, influências psicossomáticas recíprocas, inclusive com fins terapêuticos. Essa prática é também conhecida como hipnotismo, forças magnéticas, curas metafísicas e às vezes como atividades espiritualistas. Russell S. Waldorf, primeiro presidente dos médicos espiritualistas disse que para a cura é requerida a energia, ou força vital dos médicos do mundo dos espíritos recebida através de um médium. O hipnotismo só é possível se seres do mundo espiritual transmitirem seus conhecimentos, sabedoria, e poder por meio de um médium à pessoa hipnotizada. É através da mente que se opera essa transmissão, isto é, o ser do mundo dos espíritos (os mortos) transmite suas ordens, por meio de um intermediário (médium) à mente da pessoa hipnotizada. Assim, esta pessoa, alienada, não fala e não age segundo sua consciência. Sua mente está sob o comando do “morto”, executa o que ele determina. No Manual Espiritualista, adotado em 1909, diz que o hipnotismo (e curas por esse meio) é possível graças ao poder inerente e próprio dos médiuns espiritualistas, exercido através da direção e influência de seres desencarnados. Dr. Mesmer escreveu que ele era capaz de curar várias doenças por esse meio e também provocar o sonambulismo (ver Carta ao Médico Estrangeiro Sobre Magnetismo).
Essas práticas de mesmerismo, ou hipnotismo e sonambulismo já eram encontradas entre os mágicos e feiticeiros na Índia, Egito e Babilônia. Os sacerdotes do Egito antigo traziam os aflitos ao templo e usavam uma forma de hipnose dizendo-lhes, enquanto dormiam, que os deuses os curariam. Harry Edwards escreveu que não poderia curar sem a ajuda dos espíritos dos amigos mortos, e que suas mãos vibravam durante a cura. Dr. J.J. Thomas se diz controlado pelo espírito de um médico alemão morto, e que ele tem a ajuda de centenas de milhares de médicos que morreram. Hoje, o hipnotismo é reconhecido como um ramo definido do espiritualismo e clarividência com capacidade de ler cartas não abertas, ver através de barreiras físicas, discernir pensamentos dos outros, ler o passado, predizer o futuro, levitar pessoas e coisas, e outros fenômenos. Alcançou maior êxito na França no século 19 e na Índia no mesmo século. O Dr. Tiago Braid, escocês, revigorou o mesmerismo e hipnotismo.
Durante os períodos de transe é evidente que uma outra inteligência é usada além do médium e daquele que se submete à hipnose. O Dr. Andrew Jackson Davis, em 1910, disse ter escrito os livros “Revelações da Natureza Divina” e “Uma Voz Para a Humanidade” por meio dos espíritos. O que modernamente Chico Xavier chamou de psicografia. William F. Otis disse que Davis, o precursor do moderno espiritualismo, escreveu sob a influência e controle do hipnotismo. Davis anunciou a nova descoberta de que todas as doenças têm origem na alma e não no físico, e mais, que a cura pelo magnetismo (hipnotismo) tem más influências associadas.
No Brasil há milhares de casos semelhantes. Quem não se lembra do Padre Donizete de Tambaú – muitos têm o nome Donizete em sua homenagem – e do mineiro José Arigó que fazia cirurgia nos olhos com canivete enferrujado? Essas curas em nada se assemelham às de Jesus e dos apóstolos. Aqueles curam confiados no poder do médium e invocam o espírito dos mortos. Os discípulos de Jesus confiam no poder de Deus e invocam o Seu santo nome. Como já analisado sobejamente a Bíblia diz que os mortos nada sabem, estão entregues ao esquecimento e não têm sabedoria alguma (Ecl 3:19-21; 9:5-6). Então quem auxilia os hipnotizadores? Paulo dá a resposta; “são falsos apóstolos… transfigurando-se em apóstolos de Cristo… o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Cor. 11:13-15). “Não haja entre vós quem consulte adivinhos, mágicos, nem quem consulte os mortos”. (Dt 18:10-12). Realmente, é concludente, essa prática espiritualista é antagônica à Palavra de Deus!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?