Opinião

Missão. Qual é a sua?

Hoje resolvi falar sobre a missão. Não da missão da empresa, mas da missão pessoal. Você, sabe qual é a sua? Se você não sabe ainda qual é, não fique triste, nem se sinta o pior dos seres humanos. Muita gente também não sabe.

Muita gente leva toda uma existência e não sabe qual é a sua missão. Isso é como passar a vida inteira sem ter uma causa. É, no espetáculo da própria vida, ser um mero expectador, quando na realidade poderia ser o ator principal.

Para saber qual é a sua missão, o primeiro passo é fazer um trabalho de autoconhecimento pois, normalmente a missão pessoal está atrelada às nossas habilidades e aptidões.

Veja agora algumas dicas que podem ajudar neste processo. Pense e responda: o que eu seria capaz de realizar sem que, necessariamente, tivesse que receber algum retorno financeiro? O que faz o meu coração bater mais forte quando estou realizando? O que me faz esquecer o tempo? Que ação me traz a sensação de “quero mais”? O que mais me estimula a criar, a fazer diferente?

Existe outra alternativa. É um exercício de visualização do futuro. Se imagine daqui a alguns anos. O que você acha que as pessoas estarão falando a seu respeito e sobre a sua maneira de viver? Estarão dando destaque a algum comportamento em especial? O que você gostaria que as pessoas estivessem falando? Você está trabalhando para isso?

Agora que você já sabe um pouco mais a seu respeito, encontre respostas para esses questionamentos: como posso aproveitar esses meus dons, talentos, habilidades, características para elaborar a minha missão pessoal? Quais os caminhos que devo seguir? A quem posso recorrer para me ajudar?

As respostas aqui dadas já são indícios do que pode se transformar na sua missão. Esteja aberto para empreender, criar, modificar…

Depois é só elaborar um plano de ação. É importante notar que você deverá estar atento para a realização de análises, acompanhamento, adaptações, etc. Mas, tenha certeza: tudo isso, torna a concretização da nossa missão mais apreciada. Não teria graça se não fosse um desafio, não é mesmo?

Nunca é tarde para se começar e também nunca é tão cedo. Em outras palavras: todo momento é o momento certo de você elaborar a sua missão.
Se inspire em casos de sucesso. Busque pessoas que elaboraram as missões pessoais e que obtiveram sucesso.

A missão não está veiculada a algum retorno financeiro. O retorno que você obtém é a satisfação em fazer algo que lhe proporcione bem estar e também ao outro.

Encontre a sua missão e seja feliz. Que assim seja!

Ah, sim. Eu ia me esquecendo: a minha missão é ajudar as pessoas no seu
desenvolvimento. E escrever, é uma das estratégias que uso.

(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: [email protected] / www.odilonmedeiros.com.br

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?