MombucaNotícias

Mombuca comemora 50 anos com programação que segue até abril

23/03/2015

Mombuca comemora 50 anos com programação que segue até abril

Eventos, atividades, inaugurações e workshops têm ocorrido desde fevereiro; baile de aniversário será no dia 18 de abril, no Centro de Lazer

LOGO_50 anos MombucaAo lado da vizinha Rafard, a cidade de Mombuca também completa 50 anos neste sábado, 21, e a programação comemorativa segue recheada de eventos, atividades e inaugurações para todas as idades e gostos. Nesta sexta-feira, 20, a tradicional Sessão Solene de Entrega de Títulos ocorre às 19h, na Câmara, com participação da Corporação Musical Euclides Colaneri, de Capivari.

No sábado, haverá Ato Cívico e Desfile da Banda Marcial Professor Dirceu Ortolani Stein – Bamados de Capivari, a partir das 8h, além de apresentações das escolas municipais, em frente à Prefeitura. Mais tarde, às 19h30, os moradores poderão participar de uma Missa Campal “Mombuca 50 anos”, na Praça da Matriz. Na sequência, haverá mais apresentações musicais com a Banda Antenor Cortellazi, de Rio das Pedras, e distribuição do bolo de aniversário da cidade.

A programação continua no domingo, 22, com inauguração da reforma e ampliação da Equipe de Saúde da Família (ESF), às 9h, no bairro Vila Nova. Quem for prestigiar vai poder levar as crianças para participar e se divertir com as atividades da Rua de Lazer, que ocorrerá no mesmo local. Neste dia e horário, haverá ainda prestação de serviços de saúde, segundo a Prefeitura.

Após breve pausa, as comemorações retornam na quinta-feira, 26, com inauguração da reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), às 17h, no bairro Vila Nova. Na sexta-feira, 27, o Centro de Lazer será palco do famoso Baile da Escolha da Rainha do Desfile de Cavaleiros, a partir das 22h. E, no domingo, 29, o desfile tem início às 10h, no portal de Mombuca, e segue até à Praça da Matriz. Em seguida, os participantes poderão curtir o Show da Geração de Cantores, com Cezar e Paulinho, Craveiro e Cravinho e Ed e Fábio César.

E não para por aí. O calendário de eventos segue até o último dia do mês de abril, com mais inaugurações, festas e até workshop (confira a lista abaixo).

Mombuca

Quando Aristides Cavicchiolli se fixou às margens do Ribeirão Mombuca, em 1889, mal sabia ele que daria início à construção de uma cidade que, neste fim de semana, completa seus 50 anos. Isso porque a emancipação político-administrativa ocorreu em 21 de março de 1965, mesmo dia que Rafard conquistou sua independência, também. Curiosamente ou não, os dois pedaços de terra pertenciam a Capivari.

Mas por que Mombuca? No tupi-guarani, o verbete é originário da palavra mombuka, nome dado a uma pequena abelha sem ferrão, da família dos meloponídeos, que existia aos montes naquele local. As colmeias eram feitas no chão e, por isso, a espécie também foi conhecida como mambucão ou papa-terra. Hoje, porém, a abelha sobrevive apenas no nome do município – foi extinta há muitos anos.

Segundo dados do Censo Demográfico 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 3.426 habitantes, aumento de 4,9% em relação à última estimativa, feita em 2010 para o ano passado. Seus quase 134 km² de área territorial fazem divisa com Capivari e Rio das Pedras, com vegetações preservadas da Mata Atlântica, além de animais silvestres e outras belezas naturais.

Abril

Sexta-feira (17), às 17h
Inauguração do prédio do Conselho Tutelar

Sábado (18), às 22h
Baile de Aniversário “Mombuca 50 anos”, com a Banda Themplus
Local: Centro de Lazer

Sexta-feira (24), às 19h
I Encontro de Talentos de Mombuca
Local: Anfiteatro Municipal Mário Belomo

Sábado (25), às 19h
III Cruzada Evangélica de Mombuca
Local: Quadra Poliesportiva, no bairro Vila Nova

Quinta-feira (30), das 10h às 12h e das 13h às 17h
Workshop de Fotografia Pinhole (Atividade gratuita viabilizada pela Oficina Cultural Carlos Gomes, por meio da organização social de cultura POIESIS – Instituição de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, e da e Secretaria de Estado da Cultura)
Local: Anfiteatro Municipal Mário Belomo

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?