Mombuca

Mombuca pode começar 2017 sem prefeito

16/12/2016

Mombuca pode começar 2017 sem prefeito

Se não sair a decisão até segunda-feira, 19, caso ficará para depois do dia 6 de janeiro e presidente da Câmara assumirá o cargo de prefeito enquanto Justiça emitir o parecer; novas eleições podem acontecer caso Poletti seja impugnado

ex-prefeito-mombuca-poletti
Marcos Poletti, ex-prefeito de Mombuca (Foto: Arquivo/O Semanário)

MOMBUCA | Na noite de quinta-feira, 15, prefeitos e vereadores foram diplomados para o quadriênio 2017-2020. O evento aconteceu na Casa do Advogado de Capivari. No entanto, apenas Rodrigo Proença (Capivari) e Ilson Donizete Maia (Rafard) foram diplomados, já que Marcos Poletti continua com a candidatura indeferida em Mombuca pela Justiça Eleitoral e aguardando julgamento em terceira e última instância.
Trinta e um vereadores das três cidades – Rafard (9), Capivari (13) e Mombuca (9) -, foram diplomados.
Marcos Poletti venceu a eleição nas urnas, mas teve seus votos anulados e a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi prefeito de Mombuca, em seu segundo mandato, no período de 2009 a 2012, e teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal, o que resultou na impugnação na última eleição.
Poletti afirma que suas contas não foram aprovadas por perseguição política. “Hoje se acaba não tendo o mandato na mão por um ato político, mas acreditamos que isso ainda será revertido, pois o Tribunal deu parecer favorável à prestação de contas do meu período”, afirma.
A audiência de segunda-feira, 12, não aconteceu e foi prorrogada mais uma vez, para outra data que ainda não foi divulgada. Segundo José Reinaldo de Faria, chefe do Cartório Eleitoral de Capivari, duas situações podem acontecer em Mombuca. Uma é que a Justiça Eleitoral pode decidir que os votos de Poletti são válidos, e ele poderá assumir a Prefeitura. A outra possibilidade é de uma nova eleição, que ficará para 2017, com um calendário específico determinado pelo TSE, que definirá o prazo para validação de candidaturas e campanha eleitoral.
Os munícipes mombucanos correm o risco de passar a virada do ano na indecisão sobre as eleições na cidade. “Na indecisão do processo, nada é divulgado, e é preciso aguardar o julgamento do caso. Se não sair a sentença favorável ao candidato Poletti, quem assume a Prefeitura em 1ª de janeiro é o presidente da Câmara. Se a decisão não sair até 19 de dezembro, ficará para o próximo ano, devido ao período de recesso”, explica Faria.
A expectativa do parecer, favorável ou contrário à Poletti, ser definida ainda este ano, termina na segunda-feira, 19, pois a partir desta data, a Justiça Eleitoral entra em recesso e só retoma os trabalhos no dia 6 de janeiro de 2017.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?