NotíciasRafard

Moradora reclama de saída repentina de ginecologista da UBS

18/12/2015

Moradora reclama de saída repentina de ginecologista da UBS

Especialista deixou a Unidade Básica de Saúde no início do mês e as pacientes foram transferidas para outro médico

RAFARD – Uma auxiliar de produção de 37 anos, que não quer ser identificada, entrou em contato com o jornal O Semanário para reclamar de um problema pelo qual ela e dezenas de outras moradoras de Rafard estão passando. A munícipe contou que chegou na Unidade Básica de Saúde (UBS) às 5h no último domingo de novembro, 29, para marcar uma consulta ginecológica, mas deu de cara com uma enorme fila.

Como se não bastasse ter esperado por horas no agendamento, quatro dias depois, na quinta-feira, 3, ela e todas as demais pacientes que foram até a unidade naquele dia receberam um ligação, informando que as consultas haviam sido canceladas e que a médica, cujo nome não foi divulgado pela Diretoria de Saúde, não atuaria mais na UBS. O motivo da saída da ginecologista também não foi revelado às mulheres.

“Sei lá o que mudou lá no posto que ela não entrou em acordo. Parece que foi com salário”, conta a auxiliar de produção. “A coisa está feia no postinho.” Procurada, a Diretoria de Saúde informou que a médica deixou a unidade por opção própria e particular. “As consultas não foram desmarcadas, elas não mais foram agendadas para a doutora no mês de dezembro devido ao afastamento da mesma.”

O poder público disse que todas as pacientes foram transferidas para o outro médico que atende na UBS. A mudança, porém, causou alvoroço entre as rafardenses que, de acordo com a moradora, não querem se consultar com o especialista. “Esse ginecologista não pede exame, nem sabe o que eu tenho direito e falou que eu tenho que conviver com minha dor”, conta. “Eu tenho endometriose e tenho muita cólica.”

Ainda segundo a moradora, os agendamentos continuam sendo realizados no último domingo do mês, para consultas com o médico. No entanto, a auxiliar de produção disse que se recusou a passar com ele e conseguiu um encaminhamento para se consultar em Capivari. “Mas eu só consegui porque peguei pesado com a assistente social. Falei que ela tinha que achar outro ginecologista pra mim.”

“Uma cidade tão pequena e tinha gente na fila às 4h30 naquele domingo para marcar ultrassom e consulta com a doutora. Onde está o respeito com o ser humano pra depois ligar falando que ela não vai mais atender?”, questiona a moradora. “No AME [Ambulatório Médico de Especialidades] de Piracicaba me disseram que minha cidade tem obrigação de me atender. Mas se o médico não vale nada, como faz?”

A Diretoria de Saúde de Rafard informou que uma nova ginecologista já foi contratada para atuar na unidade. Segundo a pasta, a especialista Karina Brugnerotto, de Capivari, iniciará as atividades no município no dia 21 de janeiro de 2016.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?