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Moradores questionam atraso em entregas dos Correios

15/05/2015

Moradores questionam atraso em entregas dos Correios

Cerca de 60 pessoas disseram que deixaram de receber documentos e contas a pagar; empresa garantiu que os atrasos são pontuais
Atraso em entregas são recorrentes em Capivari e Rafard (Foto: Reprodução/São Carlos em Rede)
Atraso em entregas são recorrentes em Capivari e Rafard (Foto: Reprodução/São Carlos em Rede)

O atraso na entrega de correspondências em todo o país também tem afetado os moradores de Capivari e Rafard. Questionado pela redação no Facebook, na última semana, cerca de 60 pessoas disseram que deixaram de receber documentos, e que as contas a pagar têm chegado após o vencimento e, por isso, muitas delas estão sendo prejudicadas com multas ou cortes de serviços.

O administrador Luís Henrique Aranha, de 30 anos, tem uma confecção de roupas de proteção no bairro Castelani, em Capivari, e disse que todas as correspondências dele estão chegando atrasadas. “Boletos chegam com mais de 20 dias de atraso. Você vai tomar alguma satisfação nas agências e eles pedem para ligar na central, pois a culpa não é deles. Um absurdo”, critica.

Na mesma cidade, a microempresária Aline Tizziani Striugli, de 36 anos, teve o telefone cortado por falta de pagamento. “Fiquei sem receber a fatura e não consegui imprimir no site.” Uma advogada de 24 anos, que não quer ser identificada, também não tem recebido as correspondências. “Não chega no meu escritório nem em casa. Fiz reclamação pelo site e não me retornaram.”

“Sou do bairro Porto Alegre e há pelo menos três meses as contas estão chegando depois do vencimento”, afirma o acabamentista José Maria da Silva, de 57 anos. “Para contornar a situação, coloquei no débito automático, e a fatura do cartão eu peço para enviar por e-mail e imprimo em casa”, conta. “Precisamos mover uma ação popular contra os Correios, tem muito mais força do que ações individuais.”

Segundo um aposentado de 57 anos que não quer ser identificado, um funcionário relatou a ele que o problema não é nas agências e sim na central de distribuição de Valinhos. “Todos os trabalhadores terceirizados foram demitidos das centrais. Só em Valinhos foram mais de 250. Agora precisam realizar concurso para preencher as vagas, mas ele falou que não sabe quando isso acontecerá.”

De acordo com informações divulgadas pelo G1 em janeiro deste ano, 432 funcionários terceirizados foram demitidos naquele mês somente na região de Campinas. As demissões aconteceram depois que o Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciou contratações ilegais de terceirizados, os quais desempenhavam funções classificadas como atividades-fim, ou seja, de cargos efetivos.

Em nota oficial, a assessoria de imprensa dos Correios admitiu que existem “atrasos pontuais” nas entregas de correspondências em Capivari e Rafard. “Embora não sejam de forma diária, as entregas de correspondências são feitas regularmente e, independentemente do segmento dos objetos postais, os Correios não deixam de entregá-los”, informou.

Para garantir o serviço à população, a empresa também afirmou que está realizando a “redistribuição da carga, realização de serviço extraordinário, trabalho aos finais de semana e mutirões. Além disso, já está em andamento processo de contratação de nova empresa fornecedora de mão de obra temporária e a previsão é que as equipes sejam ampliadas em 60 dias.”

“A fatura do meu cartão está chegando com dez dias de atraso, quando chega. Reclamei na operadora do cartão e eles põem a culpa nos Correios”, diz o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rafard, Márcio Jacob Hessel, de 42 anos. “Eu recebi o IPTU da minha loja semana passada, sendo que a primeira parcela venceu no mês três”, conta a empresária Daniella Aloia, de 32 anos.

A professora Priscila Andrade, de 32 anos, não sabe onde sua correspondência foi parar. “Estava aguardando uma correspondência muito importante e não chegou. Fui até a agência e não estava lá, sendo que rastreei e constava que estava”, expõe. “Todo mês é um transtorno. Tenho de correr atrás de segunda via para não ter de pagar atrasado o cartão de crédito”, cita a vendedora Fabiana Bianchi, de 31 anos.

Nos casos de atraso nas entregas ou reclamações, os Correios orientam que o cliente entre em contato pelo canal direto de atendimento, que também recebe sugestões, críticas e elogios, no site: www.correios.com.br/sobre-correios/fale-com-os-correios, ou pelo telefone: 0800-725-0100. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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