CapivariEsportes

Moreira participa de reunião do Ministério do Esporte

24/11/2017

Moreira participa de reunião do Ministério do Esporte

CAPIVARI | Nesta sexta-feira, 24, ocorre no Velódromo do Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro/RJ -, mais uma reunião do Conselho Nacional do Esporte. O conselheiro e presidente da Federação de Luta de Braço, Márcio Moreira, estará presente, levando ideias e debatendo temas relevantes para o Esporte no Brasil.

A pauta está definida e irá abordar: Plano Nacional do Desporto (PND), apresentação do balanço do Legado Olímpico (Autoridade de Gestão do Legado Olímpico – AGLO), aprovação do relatório de aplicação de recursos do Comitê Paralímpico Brasileiro, tábua de infrações e penalidades para o Rugby encaminhados pela Confederação Brasileira de Rugby, indicação de auditor para o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem – TJD-AD (em substituição do Dr. Gustavo Normanton Delbin), resolução que estabelece os procedimentos para descredenciamento e aplicação de sanções a Oficiais de Controle de Dopagem (OCD) e Oficiais de Coleta de Sangue (OCS) e a resolução que aprova critérios para a concessão de Bolsa Atleta aos atletas das modalidades não Olímpicas e não Paralímpicas.

A começar pelo PND, Moreira busca através do Plano fomentar a prática esportiva no país, apresentando projetos a curto e médio prazo com intuito de dar opção de lazer a jovens e adultos, permitindo expandir disversas modalidades independente do centro em questão. A estratégia do conselheiro é investir no esporte escolar, de modo a garantir o acesso à pratica e à cultura desde cedo.

O balanço do Legado Olímpico também estará em pauta, destacando os prós e contras do último grande evento sediado pelo Brasil (2016). Ainda no contexto Olimpíco (Paralimpíco), será debatido a aprovação do relatório de aplicação de recursos do Comitê Paralímpico Brasileiro, bem como a resolução que aprova critérios para a concessão de Bolsa Atleta aos participantes das modalidades não Olímpicas e não Paralímpicas.

Este último ponto vem sendo amplamente discutido, com a defesa por parte de Moreira de que a manutenção dos 15% do repasse é de suma importância para a determinada parcela dos esportistas.

“Da verba repassada ao Bolsa Atleta, 15% do valor total é destinado aos atletas não olímpicos, que totalizam 138 modalidades, cujos, dependem exclusivamente do repasse para se manter em atividade. Com a proposta de redução do orçamento para 2018, esses 15% seriam afetados diretamente, fazendo com que muitos esportistas tenham a carreira prejudicada. Diante da situação, me posiciono a favor da manutenção do repasse”, frisou o conselheiro.

Ainda será discutido a tábua de infrações e penalidades para o Rugby, esporte que vem crescendo gradativamente no Brasil, além da indicação de auditor substituto para o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem e a resolução que estabelece os procedimentos para descredenciamento e aplicação de sanções a Oficiais de Controle de Dopagem (OCD) e Oficiais de Coleta de Sangue (OCS), situação esta pontuada por Moreira.

“É fundamental mantermos a seriedade e conduta do nosso sistema de Antidopagem, o qual nos orgulhamos por ser um dos melhores do mundo. Infelizmente nos últimos anos os casos de doping no esporte estão aumentando, o que requer uma atenção e capacidade dos profissionais ainda maior”, ressaltou o capivariano.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?