NotíciasRafard

Mosca-dos-estábulos e conservação de solo são tema de palestras no Parque Tecnológico de Piracicaba

26/08/2016

Mosca-dos-estábulos e conservação de solo são tema de palestras no Parque Tecnológico de Piracicaba

Evento recebeu o Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim
Chefe da Casa da Agricultura, Décio Leite, foi um dos palestrantes da noite (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Chefe da Casa da Agricultura, Décio Leite, foi um dos palestrantes da noite (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Produtores e técnicos agrícolas de Rafard e região participaram na última quarta-feira, 24, no Parque Tecnológico de Piracicaba, de palestras sobre conservação de solo para o cultivo de cana-de-açúcar e controle da “mosca dos estábulos”.
Mais de 200 pessoas acompanharam os discursos de André César Vitti (APTA), Isabella Clerice de Maria (IAC) e Sidney Ezídio Martins (EDR), entre eles, o chefe da Casa de Agricultura de Rafard, Décio Leite, e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.
Jardim abriu as palestras enaltecendo a importância de eventos desse porte, os quais, segundo ele, aproximam agricultores de técnicos de toda a região, fomentando o processo de interação entre as partes.
As duas primeiras palestras abordaram de modo técnico os fundamentos da conservação do solo, como cobertura, infiltração, escoamento, práticas edáficas (manejo) e práticas mecânica, com destaque para a camada de argila e sua porcentagem perante a boa conservação do solo.
A palestra que encerrou o evento retratou a problemática do surto de moscas dos estábulos, ou mosca da vinhaça, que atinge principalmente a região noroeste do Estado.
O diretor técnico da EDR de General Salgado, Sidney Martins, explanou sua experiência na área, mostrando passo a passo, através de um relatório fotográfico, os estudos feitos desde 2008.
A medida indicada para as usinas sucroalcooleiras é reduzir o acúmulo de vinhaça sobre o solo, em vista que a vinhaça em conjunto de outra substância orgânica cria uma combustão que eleva a reprodução da mosca.
Evitar a aplicação de vinhaça em locais encharcados pela chuva, prevenindo empoçamentos, realizar subsolagem da palha e prevenir vazamentos através da modernização e manutenção da infraestrutura são alguns dos pontos indicados, além da aplicação de cal/calcário em poças de vinhaça.
Martins também deixou claro que o tema segue em estudo, podendo atender sugestões e parcerias que objetivem a redução da população das moscas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?