CapivariDestaquesNotícias

MP-SP divulga balanço da Operação Sheik em Capivari

MP-SP divulga balanço da Operação Sheik em Capivari
Foto: Tonny Machado

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) divulgou o balanço oficial da operação Sheik, deflagrada em Capivari, nesta terça-feira (10). A ação foi comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (DEINTER 9 – Piracicaba).

A operação foi voltada ao combate a uma extensa organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros delitos, com atuação predominante em Capivari.

Sheik é uma referência à forma como é conhecido um dos chefes da organização criminosa ora debelada, tido como o maior traficante de Capivari, com ramificações nos municípios de Rafard, Rio das Pedras, Americana, Santa Barbara D’Oeste e Hortolandia.

Há anos, Sheik e um extenso grupo de pessoas por ele comandadas, inclusive membros de sua família, dominam e comandam o tráfico de drogas em diversos bairros de Capivari.

Segundo o MP-SP, eles compõem uma rede de atuação coordenada e estruturada, com divisão de funções e áreas territoriais de atuação bem definidas. Contava também com inúmeros pontos de tráfico de drogas sob seu controle e comando. Além disso, mantinha diversos estabelecimentos comerciais e outras atividades organizadas para dar vazão aos recursos obtidos com a traficância, tais como loja de roupa, lava-rápido, lanchonetes, restaurantes, eventos musicais, dentre outros.

MP-SP divulga balanço da Operação Sheik em Capivari
Foto: Tonny Machado

Dentre os integrantes da organização criminosa estão pessoas com extenso histórico de envolvimento criminal, incluindo homicídio, tráfico de drogas, roubo e associação para o tráfico, além de alguns integrantes da organização criminosa conhecida como PCC.

De acordo com o Ministério Público, a operação é resultado de um longo, cuidadoso e detalhado trabalho de investigação desenvolvido pelo Gaeco e pela UIP – Unidade de Inteligência da Polícia Civil junto ao DEINTER 9 – Piracicaba, envolvendo diligências de campo, acompanhamento e observação, levantamento de dados, afastamento de sigilo telefônico, telemático, bancário e fiscal, tendo resultado na identificação de aproximadamente 45 (quarenta e cinco) pessoas, entre integrantes e apoiadores da organização criminosa.

Na data de hoje foram cumpridos 68 mandados de busca e apreensão e 29 de prisão preventiva.

Para realização dos trabalhos, a Polícia Civil destacou 160 policiais civis, parte dos quais compuseram 45 equipes destinadas ao cumprimento dos mandados judiciais, coordenadas por 12 delegados de Polícia, incluindo os delegados Diretor do DEINTER 9 e da Unidade de Inteligência Policial, além de inúmeros agentes, investigadores e escrivães de polícia.

MP-SP divulga balanço da Operação Sheik em Capivari
Foto: Tonny Machado

Foi destacado também o SAT – Serviço Aerotático (helicóptero) da Polícia Civil, conhecido como “Pelicano”, que sobrevoou Capivari e região durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, contribuindo para sua conclusão de forma segura e eficaz.

Além das prisões preventivas já decretadas, foram cumpridos prisões em flagrante, em razão do encontro de drogas. Celulares, balanças de precisão e documentos foram coletados pela polícia.

Foi ainda decretada a indisponibilidade de 17 veículos, alguns dos quais foram apreendidos e encaminhados ao pátio do Detran.

Ao longo das investigações restou apurado que estes veículos eram de propriedade de integrantes da organização criminosa e que vinham sendo utilizados constantemente para os interesses criminosos do grupo, principalmente para recolhimento de dinheiro nos pontos de tráfico de drogas.

MP-SP divulga balanço da Operação Sheik em Capivari
Foto: Tonny Machado

Investigação

Segundo o MP-SP, as investigações prosseguirão para atingir outras frentes de atuação da organização criminosa, principalmente em relação à corrupção de agentes públicos (policiais civis e militares, servidores públicos municipais), lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar.

“Com este trabalho o Ministério Público e a Polícia Civil apresentam uma resposta à sociedade que, há anos, reclama uma atuação firme e efetiva contra o tráfico de drogas realizado em de Capivari e proximidades, sendo frequentes e constantes as denúncias anônimas noticiando a atuação do grupo criminoso de Sheik na referida cidade”, diz o balanço da operação.

Prisões

Durante coletiva de imprensa em Piracicaba, o Ministério Público disse que não divulgará os nomes das pessoas detidas.

Dos 29 mandados de prisão preventiva, 27 foram cumpridos e 8 pessoas foram presas em flagrante com drogas. Oito veículos foram apreendidos, mais de 7 kg de drogas, R$ 30 mil em dinheiro, uma arma de fogo, materiais para embalo, anotações e telefones celulares.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?