CapivariMombucaRafard

Municípios assinam Consórcio Intermunicipal da Saúde

25/03/2017

Municípios assinam Consórcio Intermunicipal da Saúde

Projeto tem como objetivo diminuir os gastos com a saúde e oferecer um atendimento mais humanizado à população por meio da regionalização
Maurício Baroni, Rodrigo Proença, Dr. Guacyro, Uil Maia e Mauro da Costa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Maurício Baroni, Rodrigo Proença, Dr. Guacyro, Uil Maia e Mauro da Costa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

A Prefeitura de Capivari sediou na tarde de sexta-feira, 17, a assinatura do Termo de Compromisso para o Consórcio Intermunicipal da Saúde com os municípios que compõem a microrregião formada pelos municípios de Rafard, Mombuca e Elias Fausto.
A apresentação do consórcio foi realizada pelo vereador e médico da Saúde da Família, Dr. Guacyro Justino Alfredo, autor do projeto. De acordo com ele, o principal objetivo é diminuir os gastos com a Saúde, aumentar a disponibilidade de especialidades e tratamentos, além de garantir atendimento mais humanizado à população. Os consórcios colaboram com a melhoria na eficiência da prestação de serviços e tem possibilitado a discussão de um planejamento regional em quesitos como a ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios, a racionalização de equipamentos, a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.
“Após assinatura do Termo de Compromisso pelos prefeitos passaremos para a criação do PDR (Plano Diretor de Regionalização). Para isso será necessário que cada município elabore um diagnóstico de saúde para sabermos o que é interessante para aquele município pactuar”, ressaltou o vereador. De acordo com ele, um dos maiores gastos que os municípios têm é com relação a transporte de pacientes para outras cidades devido a falta de determinadas especialidades e tratamentos. “Se formos colocar na ponta do lápis o quanto se gasta para os munícipes passarem por consultas em outras cidades dá para contratar muitos especialistas para atenderem na nossa microrregião. Portanto queremos racionalizar os gastos e otimizar os recursos, pois um município pode ter dificuldades em manter determinado especialista, mas juntos se torna mais fácil”, explicou Guacyro.
O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, elogiou o projeto apresentado pelo vereador no início do ano. “O senhor abriu as portas da sua casa para nos apresentar a importância da regionalização da saúde. O consórcio é de extrema importância para os quatro municípios, pois quando você caminha junto e divide a responsabilidade os munícipes só têm a ganhar. O que nós queremos é o fortalecimento da saúde e Capivari estará sempre de portas abertas para discutir estas questões em comum”, disse o prefeito.
Na ocasião foi assinado pelos prefeitos o Termo de Compromisso e ficou decidido de que em 90 dias será assinado o Protocolo de Intenções.

Nota
Na tarde de quinta-feira, 23, representantes dos municípios de Rafard, Mombuca e Elias Fausto, indicados para compor a Comissão de Análise da Gestão da Santa Casa, declararam através de uma nota, ainda estar aguardando a primeira reunião, que já deveria ter acontecido, desde o início do mês, com os membros da diretoria da entidade.
“Recebemos a informação de que a reunião será marcada para a próxima quarta-feira, 29, porém, aguardamos um comunicado oficial da Santa Casa confirmando a reunião”, diz a nota.
Dois funcionários da Prefeitura de Rafard fazem parte da comissão, Dalton Roberto Datti e Fábio Geraldo Fabro. A decisão de criar a comissão foi tomada após o debate sobre o pagamento mensal de subvenção dos municípios para a Santa Casa. No caso de Rafard, o pagamento da subvenção para a entidade deixou de acontecer desde maio de 2015. O motivo, segundo informações da gestão anterior, é que a Santa Casa não estaria apta a receber recursos repassados pela Prefeitura, por conta de irregularidades na documentação.
“Sou a favor ao repasse para a Santa Casa. Estou ciente dos problemas e dos custos que o serviço de saúde enfrenta, mas é preciso dar abertura para que a Comissão possa fazer o levantamento de todas as informações que os municípios estão esperando”, comenta o prefeito de Rafard, Ilson Donizete Maia.
Segundo a Prefeitura, após o levantamento, que deve ser apresentado pela Comissão, a administração vai avaliar os dados em conjunto com os demais municípios. “Com o resultado deste trabalho, nós temos condições de continuar dialogando com a Santa Casa e encontrar o melhor caminho para ajudar a resolver este problema”, explica Maia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?