DicasNotíciasRegiãoSaúde

Municípios de São Paulo podem participar do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

Municípios de São Paulo podem participar do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal
Prêmio Nacional Saúde Bucal

Cidades do Estado de São Paulo devem enviar documentação para o CROSP até 31/07

Os municípios do Estado de São Paulo que se destacaram pela realização de políticas públicas de saúde bucal no último ano (2018), podem participar da etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. As cidades podem enviar a documentação necessária pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) até 31 de julho.

O prêmio conta com nove categorias organizadas de acordo com o número de habitantes na cidade: municípios com população de até 20 mil habitantes por região (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), de 20.001 a 50.000, de 50.001 a 100.000, de 100.001 a 500.000 e também as cidades maiores, com mais de 500.000 moradores.

Os participantes serão avaliados pelos seguintes critérios: financiamento em saúde, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, controle social, vigilância em saúde bucal, remuneração na atenção básica e educação permanente.

Para solicitar a inscrição, as cidades devem encaminhar um ofício ao Conselho Regional com o assunto “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019”, junto com a documentação que comprove as ações do município em prol da saúde bucal.

Após avaliar as cidades, o CROSP enviará ao CFO os municípios em primeira colocação para classificação em nível nacional.

Na etapa estadual, todos os municípios de São Paulo participantes do prêmio poderão comparecer à cerimônia realizada pelo CROSP.

O Conselho homenageará todas as cidades participantes e as vencedoras em cada categoria receberão um prêmio especial.

Os primeiros colocados em nível nacional receberão do CFO cadeira odontológica, com mocho e equipo com acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.

Sobre o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

O prêmio foi instituído há 14 anos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para homenagear, anualmente, os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

Em 2018, o prêmio foi reformulado por meio da Resolução CFO 191/2018 e passou a se denominar “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal”. Neste ano, a premiação está prevista para acontecer no último trimestre e busca ampliar, ainda mais, o número de municípios participantes.

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Hoje, o CROSP conta com aproximadamente 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?