Região

Museu Republicano de Itu será uma das atrações da “15ª Primavera dos Museus”

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada de eventos que comemora a “15ª Primavera dos Museus” com mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando, também, mais de 1.700 atividades em todo o Brasil voltadas ao público. A programação de atividades começa na próxima segunda-feira, dia 20, e se estenderá até o dia domingo, dia 26.

Entre as atrações está a live que será realizada pelo Museu Republicano de Itu, no segundo dia do evento, terça-feira, dia 21.

No canal da instituição no YouTube (https://bit.ly/CanalYoutubeMuseuRepublicano), a partir das 18h, será apresentado o site “Almeida Junior no acervo do Museu Republicano”. O artista foi um dos pintores de maior prestígio do século 19, com grande destaque por suas obras regionalistas.

Museu Republicano de Itu. Foto: Reprodução internet

Destinado a educadores que planejem visitar com seus estudantes as exposições em exibição no MRI, o site reúne textos sobre gêneros de pintura, material educativo, roteiro de visitas, jogos, indicações bibliográficas, fontes documentais disponíveis online e galeria de telas do artista com audiodescrição que estiveram – e estão – em exibição nas salas do museu.

Para dúvidas ou mais informações sobre a participação do MRI no evento, os interessados podem enviar mensagens por e-mail: [email protected] .

“Museus: perdas e recomeços” é o tema escolhido para essa edição, diante do que o mundo tem enfrentado com a pandemia do novo coronavírus.

“Este momento obriga que os museus sirvam aos indivíduos que, perplexos diante de tantas perdas, pedem acolhimento, pedem um lugar de reflexão e de recomeço.

Que os museus se coloquem à serviço dessa acolhida!”, diz o texto de apresentação do evento.

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado.

Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content