Região

Mutirão: 102 crianças terão óculos ou acompanhamento médico grátis em Piracicaba

Após o mutirão oftalmológico realizado no último sábado (26), no salão da Paróquia Sagrada Família, em Piracicaba, 102 crianças e adolescentes da cidade receberão óculos ou cuidados médicos gratuitos. A ação social atendeu 293 meninos e meninas de 6 a 15 anos.

Desse total, 78 precisarão usar lentes corretivas e 22 terão acompanhamento especializado, além de dois casos de catarata congênita que necessitam de cirurgias urgentes.

Multirão Médico do Hospital de lhos examina menino. Foto: Divulgação

O mutirão foi resultado de uma parceria entre Projeto Olhar Sempre, Hospital de Olhos de Piracicaba, Exército de Formiguinhas e Diocese de Piracicaba.

Durante o sábado, foram atendidos principalmente moradores dos bairros Mario Dedini, Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda e Industrial, além das comunidades Frederico e União. Mas famílias de crianças e adolescentes de outras regiões da cidade também procuraram o atendimento gratuito.

Padre Claudemir da Rocha (Pastoral Social) com Dra. Carolina Weiss Alois (Hospital dos Olhos). Foto: Divulgação

Dos 293 atendidos, 115 tiveram diagnóstico de visão normal e não precisarão de acompanhamento, segundo a coordenadora do Exército de Formiguinhas, Débora Ferraz.

“A equipe estava preparada para receber até 500 crianças e adolescentes, mas o resultado do mutirão foi muito positivo, principalmente para aqueles que estão sendo beneficiados com a ação”, disse ela.

“Os meninos e meninas que receberão óculos ou acompanhamento médico poderão ter um melhor desempenho escolar.

Acreditamos que, com isso, terão também mais chances de uma vida melhor agora e no futuro.

Estar ao lado daqueles que necessitam também deve ser algo que nos move no dia a dia como Igreja”, comentou o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca.

A próxima etapa será a entrega dos óculos para aqueles que tiveram a necessidade constatada pelos médicos do Hospital de Olhos.

Padre Claudemir da Rocha (Pastoral Social) com Dr. Rafael Guena Jardim de Camargo (Hospital de Olhos). Foto: Divulgação

O evento já tem data e local previstos: dia 23 de abril, também na Paróquia Sagrada Família. Como o projeto tem caráter exclusivamente social, não há cobranças ou venda de produtos. Os óculos e os tratamentos oftalmológicos necessários são oferecidos gratuitamente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?