Colunistas

“Nada se cria, nada se perde na na-tureza, apenas se transforma” – VI

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Como notam os nossos leitores, estamos simplesmente procurando trazer-lhes ao conhecimento, fatos documentados aqui ocorridos, mas lembrados por poucos dos seus antigos moradores, como exemplo o que segue.

Fundação da sede própria do “Círculo Operário Rafardense”, organização e sociedade cristã criada e fundada em 1945, pelo então pároco local, Arcádio Fanchini, com a finalidade de atender aos associados, por preços módicos, em gabinete bem montado para tratamento dentário e em sortida farmácia com produtos farmacêuticos. Posteriormente instalado em uma sala, laboratório de prótese dentária.

Aos demais moradores também havia atendimento particular em ambas as atividades, apenas não gozando das regalias dos associados. Também, em uma das dependências desse prédio, as alunas da Escola de Corte e Costura, aprendiam a nobre arte.

Foi sob a orientação do então Prefeito de Capivari, sr. Miguel Simão Neto, que se deu a construção desse imóvel, onde, após a Emancipação Política e Econômica, inicialmente se instalaram a Prefeitura e Câmara Municipal de Rafard, até a construção do Paço Municipal com a Câmara anexa. O ”Posto de Saúde” desta localidade, considerado de utilidade pública por decretos Municipal, Estadual e Federal, também foi inaugurado na gestão do prefeito Miguel Simão Neto.

A estação da Estrada de Ferro Sorocabana – ramal Itu-Piracicaba – foi aqui construída entre 1875 e 1876 e em Capivari, chegara com grandes festejos o primeiro trem de ferro.

Esse importante meio de transporte e comunicação contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento do povoado que ganhara uma pequena estação em 1884, quando o “Engenho Central” iniciou suas atividades.

O que teria levado a direção dessa Companhia de Estrada de Ferro a logo aqui construí-la, fora certamente, a grande e animadora produção de açúcar, logo na primeira safra, despertando esperança em melhores dias para o pequeno vilarejo que, além da cana-de-açúcar cultivava também o café, erva-mate e cereais em geral.

A inauguração da Estação da Estrada de Ferro Ituana, depois Sorocabana, de acordo com documentos de seu arquivo, deu-se em 1903 porém em estrato de Ata da Câmara Municipal de Capivari, datada de 06 de outubro de 1884: “Leu-se do sr. Henrique Raffard, gerente do Engenho Central participando que no dia 22 do mês p. se inaugurava ala uma estação da linha Ituana e convidou esta Câmara para assistir a um ato.”

Antes mesmo da construção do prédio, naturalmente reformado para o novo ato inaugural da estação, em 1903, havia um rancho de sapé que fazia as vezes do posto de parada dos trens. (Segue)

Cidadania

A nova fiscalização da Prefeitura está atuando mais na periferia do que no centro da cidade, não dando atenção à sua imagem, estando o meio ambiente carente de limpeza, com mato alto nas calçadas, lixo nas ruas, etc., dando-nos a impressão de que “mudam as moscas, mas a sujeira continua a mesma”… Atenção – Não devemos generalizar, afirmando que “está tudo errado”, “ninguém presta ou vale alguma coisa”. Nem tudo está perdido e felizmente ainda há muita gente boa, caridosa, compreensiva e cristã, conhecendo e aplicando as sábias e úteis lições aqui deixadas pelo Divino Mestre Jesus. Não podemos perder a fé e esperança em dias melhores para o agitado mundo em que vivemos. É isso.

 

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?