Geral

Naquele tempo VIII

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Para ser analisado e julgado por nossos pósteros, o profícuo trabalho dos primeiros habitantes deste pequeno pedaço de Brasil, prosseguimos comentando sobre o mesmo.

Círculo Operário dos Trabalhadores Cristãos

Histórico prédio onde atuaram antes do prédio próprio, a Prefeitura e Câmara Municipal, é considerado de utilidade pública por Decreto Municipal. Com dois pisos, localizado na esquina da rua N.S. de Lourdes com a rua Moraes Barros, foi fundado em 1945, pelo Padre Arcádio Franchini, atendendo inicialmente no térreo, com farmácia, posto de saúde, gabinete dentário, protético, escola de corte e costura, além de escritório de contabilidade, tendo posteriormente servido na parte superior para várias atividades como: solenidades cívicas, bailes de formaturas, lançamento de obras literárias e hoje, é sede para que nas terças-feiras, se realizem as reuniões do Rotary Club.

Praças

A Praça José Rodrigues Moreira é conhecida como Praça do Coração, no Jardim Ana. Construída na administração 1997/2000, possui grande quantidade de plantas, uma fonte símbolo em forma de coração, bancos, boa iluminação e, embora inacabada, é frequentada por muitas pessoas. Para despertar o interesse da população, há tempos foi lançado o Projeto Rafard Mais Verde – “Adote uma Praça” para que esta e mais 13 praças, canteiros centrais das avenidas e parques, fossem tratados e mantidos por particulares. Nomes das praças: Osias Leite Sampaio, Francisco Tavares de Campos, Domingos Fontolan, Da Bíblia, Carlos Marreto, Padre Manoel Simões de Lima, Gilberto J. Marteleto Gasparini, Professor Vinício Stein de Campos, Independência, Da Bandeira, Emancipação, Fernando Quibáu, Temática Tarsila do Amaral. Todas as citações são adequadas, mas as praças continuam mal tratadas…

Paço Municipal

Contando com a presença de altas autoridades estaduais e municipais, uma das belezas arquitetônicas de Rafard, construída em 1972 a Prefeitura passou a chamar-se (em homenagem ao então Governador do Estado de São Paulo por haver colaborado para a emancipação), “Paço Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros”, foi em ato solene, inaugurada a 21 de Março de 1978. O 2º. Prefeito eleito, Archanjo Honora presidiu a solenidade.

Sociedades

Atuaram aqui, as seguintes Sociedades: “Beneficente Operária”, fundada em 1907 extinta em 1958; “Cooperativa de Consumo” fundada em 1917. Ignoramos sua extinção; “Círculo Italiano Uniti”, fundada em 1922, extinta em 1944; “Villa Raffard F.C.”, fundada em 1908 por Virgílio Fedrighe (o introdutor do futebol em Raffard), mudando depois para “Elite Futebol Clube” em 1924 e extinta em 1942; “União Raffardense F.C. fundada em 1930, extinta em 1942; “Círculo Operário Rafardense”, fundado em 1945, depois “Círculo dos Trabalhadores Cristãos”, ainda em atividade; “Rafard Clube Atlético” fundada em 1943 (resultado da união das sociedades anteriores, Elite e União); “Sociedade Amigos de Rafard”, fundada em 1952 e Ginásio de Esportes “Juvenil Forti”. (Segue)

Cidadania

Felizmente em benefício da população, foi solucionado o problema entre a CPF e a Prefeitura, com inspeção, substituição das lâmpadas queimadas, troca de fiação em vários pontos, e a luz voltou a brilhar… o que agradecemos penhorados.

Quanto ao deplorável estado de limpeza das nossas ruas e praças, bem como, o desrespeito ao Código Nacional do Trânsito, (nenhuma “autoridade” se interessa pela liberação da Lei que pune com multa, os infratores como em todas as cidades? Porque aqui não?)

E a GM, que não adverte aos que estacionam em lugares proibidos? É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?