Colunistas

Naquele tempo XI

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Prosseguindo no setor desportivo, lembramo-nos de que: entre 1924 a 1942, foram essas duas agremiações que deram à pequena Villa, na disputa de grandes campeonatos regionais – muitas vezes enfrentado times mais antigos, mais fortes por possuírem melhor treinamento – a satisfação da conquista de títulos, trazendo para seus acervos, troféus e medalhas comprovando espírito de luta no gramado e amor à sua terra.

Para o Elite Futebol Clube (1928), atuava a equipe formada por jogadores: Joanim, Victorio, Herculano, Elídio, Quim, Galvão, Carmelindo, Ferrer, Augusto, Miguel e Braz, tendo Aurélio Sotto como massagista na sede e no campo.

O Clube União Rafardense Futebol Clube, disputava com os jogadores: Gabardo, Zeca, Luizinho, Alemão, Emílio, João Zelco, João Bertoncelo, Herculano, Ruzzinha, Dante, Guaraná, Jango e Caetano. O farmacêutico Laerte Leme Vaz, responsável pela saúde dos jogadores, comparecia nas competições, levando uma maleta com remédios de emergência.

Como dirigentes: José e Heitor de Moraes Barros, Pompeu Pasqualini, Carlos Lucchi, José Miguel Bósio, Dr. Guibal, Dr. Gollet, Dr. Resmond e tantos outros que participando das Diretorias, contribuíram para o sucesso das duas Sociedades e consequentemente da evolução e progresso de Rafard.

Entre 1930 e 1942 foram também fundados os Clubes: Brejo F.C., E.C. São Luís e a Associação Atlética Nevada, esta com existência de projeção um pouco mais demorada.

Havia nas fazendas do Engenho os seguintes Clubes: União Agrícola F.C., (Saltinho), o São Bernardo, o Santa Lídia e o Três de Maio na Itapeva.

Embora haja o ditado dizendo que “a união faz a força”, há também a que afirma: “não havendo oponente o entusiasmo desaparece”, para nossa tristeza e desaprovação, bem como de muitos associados dos Clubes Elite e União, a 8 de Dezembro de 1943, em Assembleia de Constituição da nova Entidade, fundiam-se, formando o Rafard Clube Atlético – RCA.

Para presidir a Assembleia, por aclamação foi escolhido o Dr. José Soares de Faria, tendo como secretário o farmacêutico Laerte Leme Vaz, sendo eleita a Diretoria e os Conselhos, dando vida ao novo Clube Social e Esportivo, que em 1944, contava com os seguintes futebolistas: Gico, Ferrareto, Paulinho, Pizeli, Osvaldinho Talassi, Landinho, Tico Abel, Dácio, Evaristo, Quaglia, Cherion, Graciano, Cidinho, Faísca, Bigode, Bilo e Arlindo. Como treinador Afonso Moretti.

Posteriormente, assim como as Diretorias, outras equipes foram criadas, uma delas formada pelos jogadores: Graciano, Pipí, Cherion, Gico, Landinho, Brechó, Tico Abel, Lado, Faísca, Arlindinho e Bilo, sendo Presidente Bepe Bazanelli e massagista Aurélio Sotto.

Em triênios, o RCA teve os seguintes presidentes: Srs. Plínio Borghesi, Adão Alves Nogueira, Afonso Moretti, Antonio Pellegrini, José Vicentin, Luiz Ortolani, Archanjo Honora e biênios: Orlando Lux, Luiz Thomazini, Eduardo Batagin e Roberto Simões Pellegrini que, embora com boa vontade não conseguiram despertar no povo o mesmo entusiasmo do Elite X União, dos áureos tempos, estando em 1981 praticamente desativado. (Segue).

Cidadania
Como notam os prezados leitores, temos procurado trazer à memória – principalmente dos mais idosos – fatos ocorridos na Cidade Coração, não deixando de elogiar – vejam o Bairro São Carlos – como também criticar os atuais, de acordo com seus méritos: as ruas abandonadas e sujas, o trânsito sem policiamento, além da “guerra” entre o Legislativo e Executivo, deixando a população decepcionada com as atuais ocorrências. É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?