Colunistas

Naquele tempo XII

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

O tempo passa e com ele tudo muda: os costumes, as indumentárias, os transportes, as artes, (principalmente a musical de saudosa memória, quando as canções interpretadas, eram poemas musicados muito diferentes das atuais), os bailes e neles as respeitosas maneiras de dançar e, como não poderia deixar de ser… a nossa idade física, tornando-nos mais idosos.

O R.C.A., em suas atividades plenas, possuía tudo que um Clube social e desportivo bem organizado necessitava: um bom estádio com arquibancadas; vestiários; chuveiros; com alambrado e bem cuidado o gramado para as disputas futebolísticas; quadra iluminada para os jogos de basquete, voleibol.

Em 1959, inscrito na 3ª. Divisão de Profissionais, contando com o entusiasmo, bem como total apoio e colaboração de seus associados, conseguiu galhardamente sagrar-se Campeão da Série 2 no Campeonato do Interior.

Não podemos deixar de citar o Rossi Futebol Clube, cuja equipe em 1985, tendo como Presidente o nosso saudoso amigo Tone Rossi, vencendo o Campeonato Intermunicipal de Futebol de Salão, com os jovens: Marquinhos, José Carlos, Sidnei, João Carlos, Claudinho, Pedrinho, Rosivaldo, Celso e Milton, trouxe para Rafard belíssimo Troféu que, como os dos outros Clubes…?

Para a nossa tristeza de todos os que aqui residem, isso tudo (assim como muitas outras boas distrações, também passou para infelizmente, não mais voltar), privando-nos de grandes momentos de lazer e alegria, mas que permanecerão ad eternum em nossa lembrança.

Setores educacionais e educadores
Criada pelo Governo Estadual em 06 de Março de 1922 as Escolas Reunidas deram origem ao Grupo Escolar de Raffard, instalado na Rua José de Moraes Barros, 8, esquina com Maurice Allain. Esse prédio de 1942 a 1982 sediou o R.C.A., funcionou depois o Bar-Restaurante e atualmente é encontrada a bem equipada e por nossos prezados amigos, somos sempre muito bem atendidos, a Drogaria São Luiz.

A Professora Branca Pellegrini, Diretora Distrital, foi designada por Decreto de 25 de Fevereiro de 1922, para o Grupo Escolar de Raffard que, na 1ª. Turma em 1928 diplomou 13 alunas. A festa de entrega dos Diplomas da Conclusão do Ensino Primário, com demorados aplausos da Diretoria, parentes das formandas e pessoas convidadas, foi realizada no Circolo Italini Unit, local onde funcionaram também, muito depois: um rinque de patinação, teatro, cerimônias cívicas e o mudo Cine Paratodos.

Para o cargo de Diretores do estabelecimento foram nomeados seguintes professores: Jonas Corrêa de Arruda Filho – 06-09/ Yolanda Moretti – 09-10 e Maria Conforti – 22-1923. Em 22 de Outubro de 1925 o Prof. Jonas é efetivado no cargo de Diretor. Em terreno doado por Victorio Talassi, imigrante italiano, pioneiro e um dos fundadores da jovem Raffard, foi em 1934, lançada a pedra fundamental, cerimônia da qual, com nove anos de idade participamos. Tendo como Patrono o Professor Luiz Grellet, construído pelo governo Estadual, só em 1945, em novo endereço, reiniciou suas atividades, levando luz onde havia trevas. (Segue).

Cidadania
Por mais tenhamos tentado exemplificar o significado da palavra ‘cidadania’, há pessoas que tendo o cérebro “bloqueado”, continuam não entendendo e agindo de modo contrário: ao invés de ajudar na preservação, poluem o meio ambiente atirando nas ruas, além do lixo orgânico, tudo quanto não utilizam mais (arrastando-os à frente de casas alheias), chegando a impedir a passagem de pedestres; lavando calçadas e o asfalto, não compreendendo inclusive a campanha da economia de água divulgada em meios de comunicação.

Aos que não cumprem esses deveres e obrigações, pedimos que o façam.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?