NotíciasRegião

Navio da Marinha Brasileira Estará Aberto a Visitações em Santos

Construído na Inglaterra e integrado à frota britânica em 1966, o Sir Bedevere, navio de desembarque de carros de combate, participou do conflito das Malvinas em 1982, quando foi ligeiramente danificado por aviões argentinos. Os reparos efetuados acabaram por torná-lo o mais moderno dos barcos da classe, sendo incorporado à marinha brasileira em 2009, com o nome de Almirante Sabóia.
Essa embarcação poderá ser visitada no porto de Santos, de sexta-feira (02/11) a domingo (04/11), das 14h às 18h, com entrada franca. Ela estará atracada no Cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29, para a realização de adestramento da tripulação e testes de equipamentos,
O Cais da Marinha fica na Av. Mario Covas, que pode ser acessada pelo Canal 4 (Av. Siqueira Campos), próximo ao terminal de passageiros Concais. O visitante que se locomover por transporte coletivo deve utilizar as linhas que partem do terminal Valongo (Centro Histórico), no 1º ponto da plataforma “A”, como os coletivos 29, 191 e 193.

Informações gerais
Os navios do tipo Sir Lancelot foram construídos no final dos anos 60 e transformados em RFA (de Royal Fleet Auxiliary), embarcações que podiam ser tripuladas por civis, embora estivessem a serviço do governo britânico.
Dispõem de uma porta de proa, que se abre para que ele encalhe na praia e permita desembarcar veículos diretamente em terra. Têm capacidade para 16 tanques pesados, 34 veículos de vários tipos, entre os de transporte e blindados leves, comportando ainda cerca de 534 militares.
Baseados em especificações civis, os navios da classe foram inicialmente concebidos para funcionar como embarcações Ro-Ro (Roll on Roll Off), em apoio de forças do exército, nunca tendo sido pensados para operar em situações de combate. Por essa razão, contam com muitas de suas estruturas em alumínio, várias divisórias internas extremamente finas e nenhum tipo de blindagem.
O Almirante Sabóia é empregado no transporte de tropa e carga em Operações Anfíbias, Ribeirinhas e de Apoio Logístico Móvel. Por ocasião dessas operações, pode executar transbordos de pessoal; Movimento Navio-Terra (MNT), por superfície ou helitransportado; abicagens; Operações Aéreas; bem como lançamentos e recolhimentos de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?