Leondenis Vendramim

Necessidade da recreação familiar

Vivemos num mundo estafante, todos empenhados numa lufa-lufa para atender às tarefas urgentíssimas de cada dia porque as contas chegam devido ao incontrolável desejo consumidor, às vezes, daquilo que sequer precisamos. Há três anos comprei um liquidificador potente com copo e facas específicas que funcionam como multiprocessador. Fiquei muito satisfeito, mas nunca usei, pois o meu liquidificador antigo, comprado há mais de trinta e seis anos faz as mesmas funções, e perfeitamente. Aprendi. Temos de controlar nossa volúpia consumista e vencer a propaganda que nos leva ao desejo de compra sem poder aquisitivo. Depois vem a preocupação; a conta chega, acompanhada da neurose e da falta de tempo para a família.

O filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) dizia que o homem é um ser social. Para ele, o homem busca a felicidade como bem maior e é a finalidade de todas as suas ações. Deus criou o homem com necessidades sociais e de socialização. A cada necessidade de suas criaturas o Senhor proveu recursos. Ele criou a natureza com suas árvores frondosas e refrescantes, montanhas, riachos com seu murmurar, pássaros canoros, flores perfumadas, uma diversidade incontável de frutos de cores e sabores para cada paladar. Todos reconhecem que a natureza ainda oferece a melhor restauração física, mental e espiritual, o que predispõe o homem a satisfazer suas necessidades sociais.

Os pais devem organizar reuniões familiares, sem TV e sem celular, para um bate-papo descontraído, feliz, e comentar os objetivos, desejos e dificuldades de cada membro, aconselharem-se e encontrar soluções e estreitar seus relacionamentos familiares. Nessas reuniões devem programar um dia de passeio pela natureza próximo, ou mais distante. Esses passeios refazem as energias físicas e renovam a mente e une a família.

Lembro-me de alguns passeios que fiz com meus filhos. Numa Kombi, saímos de manhãzinha, um dia após a chuva, para o interior do Rio Grande do Sul. Passamos por chácaras, compramos ovos e queijo, colhemos uma caixa de caquis. Chegamos num lugar à beira de um rio com margem arborizada; um lugar paradisíaco com uma casa solitária, cuja moradora era muito gentil. Havia uma corda pendurada, e para brincar com meus filhos, corri para pendurar na corda e balançar. Era o Tarzan. Escorreguei numa poça de água e caí no rio com roupa, sapatos, relógio, dinheiro e óculos. Saí nadando e ensopa. A anfitriã me emprestou uma toalha. Foi um dos melhores passeios com a família, até hoje comentado pelos meus filhos e serve para nos divertir todas as vezes que nos reunimos. Hoje, somos uma família, na qual, pai, madrasta, filhos e demais membros reunimo-nos para uma refeição, um bate-papo e nos alegrarmos.

Um recanto qualquer nas proximidades que propicie um lugar tranquilo onde esqueça os problemas, refrigera a alma e consolide a união familiar. Devem levar uma cesta de alimentos simples e reservatório com água. As pessoas darão muito mais importância às brincadeiras, e às coisas da natureza do que à comida. Os pais precisam descer do altar sisudo do senhorio e viver esses momentos como aos infantis, brincar com eles como crianças vestidas de adultos.

Os juvenis e jovens necessitam de companheirismo e serão inevitavelmente influenciados e influenciadores dos amigos. Aqueles que convivem com viciados, céticos, ociosos e roubadores, em pouco tempo serão iguais. O Salmista diz: Felizes aqueles que não andam segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assentam entre eles. (Sl 1:1) Os que andam com os sábios, serão sábios, mas os que andam com os insensatos, se tornarão maus (Prov. 13:20). As más companhias corrompem os bons costumes (1 Cor. 15:33). Selecionem-se as amizades dos filhos, ou terão dissabores.

Estão na moda os influencers do Twitter, vivemos no tempo da tecnologia, que produz boas ou más consequências. Os juvenis são tecnocratas desde a primeira infância. Há bons e maus influenciadores digitais. Alguns levam os juvenis à imoralidade e até ao suicídio. Sejam os pais, os amigos e influencers de seus filhos para conduzi-los ao bem e ao sucesso. Entrelacem o seu coração ao deles, ocupem sua mente com o que é edificante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?