CapivariNotícias

Nilza Azzi ministra Oficina de Literatura para professores de Capivari

Em outubro, o Ponto de Cultura Casa Rosa, em Capivari, será sede da oficina de “Escrita e Leitura em Voz Alta”, com a escritora Nilza Azzi. A atividade é gratuita e acontece no dia 23 de outubro (quarta-feira), das 13h30 às 17h30.

A atividade é voltada aos educadores de Capivari que trabalham com o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Serão 12 profissionais da educação selecionados pela equipe da Casa Rosa. Os participantes receberão certificados de participação.

As inscrições podem ser realizadas online pelo link – https://bit.ly/2ZstVb4 ou pelo WhatsApp (19) 99276-5468.

Objetivo

Tomar conhecimento das generalidades do processo que envolve a produção de um livro de histórias para crianças e adolescentes.

Competências

Compreender que o processo de evolução de uma narrativa destinada a crianças, inclusive aquela produzida por crianças, passa por processos de avaliação de conteúdo, porque cada texto será destinado a um leitor de determinada faixa etária e, portanto, a ela deve adequar-se.

Conteúdo

Histórias versus conteúdo formativo e informativo. Como definir a Literatura Infantil.

Metodologia

A oficina constará de exposição dialógica.

“O Banho da Terra”, de Nilza Azzi, cujas primeiras ilustrações foram feitas por Anna Cavalli (neta dos professores Carlos Lopes de Mattos e de Virginia Bastos de Mattos) e que guarnecem a guarda da capa da 1ª edição do livro, será apresentado como material para o estudo em questão.

Ação didática

Introduzir a ideia da tradição e ruptura entre os autores da primeira metade do século XIX e os do período posterior, até o início do século XXI, considerando-se a hipótese da possibilidade da criação de livros de literatura infanto-juvenil de conteúdo puramente lúdico. É possível separar os livros entre literários propriamente ditos e paradidáticos? O que dizer das obras de Monteiro Lobato?

Habilidades

O aluno será capaz de adquirir conhecimento de como, no caso da criação de uma história infantil, ocorre um processo de criação de tema, ambientes e personagens. Aprenderá os rudimentos de como elaborar um roteiro de capítulos e um perfil dos personagens: o protagonista, o oponente e os personagens secundários; a jornada do herói e a jornada da heroína.

“Práticas e reflexões sobre o ato de entoar o escrito, dando corpo às palavras e voz às narrativas; o convívio entre leitor, ouvinte e texto”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?