Opinião

Nossa Senhora, mãe de Jesus e nossa mãe

Padre Antônio Carlos D'Elboux é pároco de Rafard (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux

Maria é filha de Ana e Joaquim e quando noiva de José, o homem justo, o Arcanjo Gabriel vem até ela, em Nazaré, e lhe anuncia que foi escolhida para ser a mãe do Salvador. Ela se coloca à disposição do projeto de Deus, respondendo ao Anjo: “Eis aqui a serva do Senhor!”. Quando sabe que a noiva está grávida, José pensa em deixa-la em silêncio para não difamá-la, mas o Anjo do Senhor vem em sonho e dá explicações de que Maria está grávida do Filho de Deus, a quem ele deve dar o nome de Jesus. Avisada pelo Anjo Maria vai até Ein Karen ajudar sua prima Isabel, que apesar de velha e estéril, está grávida daquele que receberá o nome de João e muitos anos depois vai batizar e anunciar o Cordeiro de Deus.

Nessa visita, Isabel saúda Maria como a “bendita entre as mulheres”. E a mãe de Deus fica três meses ajudando a prima até o nascimento de João. Avançada na gravidez, Maria vai com seu marido até Belém para o recenseamento ordenado pelo Imperador Romano e, em Belém, não encontrando lugar para se hospedar, vão até uma gruta onde ela dá à luz o Filho de Deus. Os Anjos, os pastores e os Magos vão adorar o Deus Menino, cuidado com carinho por sua mãe. Seguindo a lei de Moisés, José e Maria levam o recém-nascido até o Tempo, em Jerusalém, para consagrar o filho a Deus. No Templo eles encontram o profeta Simeão que, com Jesus nos braços, fala que uma espada vai traspassar a alma de Maria.

Após a visita dos Magos do Oriente ao Menino Deus, José, advertido em sonho pelo Anjo do Senhor, vai apressadamente para o Egito levando a esposa e o filho, pois o rei Herodes queria matar Jesus. Permanecem no Egito cerca de dois anos, até a morte de Herodes, quando voltam para Nazaré, onde Jesus ajuda seu pai adotivo nos trabalhos na carpintaria. Como faziam todos os anos, quando Jesus tinha doze anos, seus pais foram com ele à festa da Páscoa, em Jerusalém. No caminho de volta até Nazaré não encontram Jesus na caravana e daí, Maria e José vão procurar o adolescente e o acham no Templo questionando os doutores e Maria pergunta: “Filho, por que você fez isso? Jesus responde que deve cuidar das coisas de seu Pai.

Em Caná da Galileia, Maria intercede pelos noivos cujo vinho do casamento estava acabando e diz aos garçons para que “Façam tudo o que Ele falar para vocês” e Jesus transforma água em mais de seiscentos litros de bom vinho. Durante o ministério de Jesus, alguém da multidão fala “Bendito o ventre que te gerou e os seios que te amamentaram” em uma referência direta a Maria. Aos pés da Cruz, Maria está firme diante de seu filho querido que é condenado injustamente, mas antes de morrer Jesus a entrega ao seu discípulo João como mãe de todos nós. Maria Santíssima é o caminho mais fácil de chegarmos até Jesus, aquele que deve sempre ser anunciado e testemunhado no meio das pessoas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?