Rubinho de Souza

Notícias do Jornal “O Progresso”

No dia 21 de dezembro de 1957, o referido periódico, pelas linhas sempre muito elegantes e rebuscadas de seu editor, noticiava o passamento do ilustre ex-Diretor-Gerente da Usina Rafard, o Dr. Pierre Resmond.

O enaltecimento que o editor do jornal, José Miguel Bósio faz do Dr. Resmond, deixa claro que o homenageado naquela oportunidade, era muito benquisto pelos funcionários da Usina Rafard e pelos seus moradores, pelos seus grandes feitos em prol da Vila Raffard.

Uma notícia de falecimento apenas, e Bósio a transformava em escrito de valor inestimável, cuja íntegra segue abaixo e vale a pena uns minutos para a leitura:

Foto enviada pelo colunista

“Dr. Pierre Resmond

Foi sepultado domingo, 15, em São Paulo, onde, bastante enfermo, fazia já alguns anos residia, o Dr. Pierre Resmond, ex-Diretor-Gerente da Usina Rafard.

Sua estada entre nós, ficou signalada por obras de vulto e de benemerência. A começar pela pacificação da nossa Família Esportiva, e consequente construção do já célebre Estádio Usina. Tivemos na sua gestão, a construção do magnifico Refeitório, do vistoso prédio da Cooperativa. Na Usina, entre outras obras salientes, notam-se: a troca das moendas, a construção da Ponte-Barragem da Leopoldina, o cerco da Usina, propriamente dita.

Nas Fazendas Itapeva e São Bernardo, os prédios escolares.

Como se vê, obras todas que lhe consagram e perpetuam o nome.

Junte-se a isso, a mudança de costume que operou, cortando os dois quartos de horas do café, às 8 e às 15 horas, para na entre – safra, terminar o trabalho às 17 horas, no lugar de 17,30, como era. E, na moagem, suprimiu as paradas das moendas às 11 e às 24 horas.

O Dr. Resmond, além de grande amigo do povo, foi um bom amigo d’O Progresso. Por isso, estamos à vontade, para render-lhe esta homenagem, embora despida de valor, pálida, porém não menos leal e nem menos emotiva.

Que a sua grande alma encontre no Além o merecido descanso.

N.B. – Sem tempo, e nem oportunidade de obter um cliché, naquele que esta acompanha, vemos o ilustre extinto quando cortava a fita inaugural do Parque Infantil (no Estádio Usina), outra sua iniciativa”.

Como se pode concluir, que um pouco de boa vontade de fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas à sua volta, deixa o ser humano num patamar acima dos demais, cujos pensamentos não convergem nessa direção. São pessoas assim que mudam o mundo e deixam exemplo para mudarem outras pessoas. Pensem nisso!logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?