Uma nova frente fria, formada no Sul do Brasil na quarta-feira (7), trará uma queda drástica nas temperaturas máximas das capitais nos próximos dias, com a possibilidade de declínios de até 14°C. A massa de ar polar, considerada a primeira deste ano a atingir todas as capitais das regiões Centro-Oeste e Sudeste, deve avançar para o Sudeste nos próximos dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria começará a afetar o Mato Grosso do Sul, o sul e sudoeste do Mato Grosso e o sul e sudeste de São Paulo. Nesta sexta-feira (9), o ar frio se expandirá para os demais estados do Centro-Oeste, áreas adicionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro. No fim de semana, a massa de ar polar deve se propagar por quase todo o Brasil, atingindo até mesmo parte da região Norte.
O ar polar causará uma queda significativa nas temperaturas em boa parte do país. Em Cuiabá, por exemplo, a máxima no sábado (10) não deve passar dos 26°C, uma redução de 11°C em relação à previsão de 37°C para esta quinta-feira. Curitiba também experimentará uma queda expressiva, com as máximas no fim de semana cerca de 10°C menores do que as observadas nesta semana.
Em São Paulo, a diferença será ainda mais pronunciada. A temperatura deve cair para 16°C no sábado (10), uma diferença de 14 graus. As mínimas também serão baixas: Curitiba pode registrar 2°C no domingo, enquanto São Paulo deve ter mínimas em torno de 6°C.
Risco de geada e neve
Além da queda nas temperaturas, a nova frente fria aumenta o risco de geadas e precipitações invernais. O Inmet prevê geada generalizada para grande parte da região Sul no domingo (11), e a possibilidade de neve em pontos isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre sexta e sábado. O fenômeno também pode ocorrer no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, em boa parte de São Paulo, Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.
Confira a previsão do tempo em Rafard para os próximos dias. Região deve seguir números.