Opinião

Nova Zelândia e Senhor dos Anéis

17/11/2014

Nova Zelândia e Senhor dos Anéis

(Foto: Sarah Oettli/Creative Commons)
Hobbiton é uma das atrações mais visitadas ligada às trilogias ‘Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’ (Foto: Sarah Oettli/Creative Commons)

Artigo | Por Aline Pinheiro*

Falar em Nova Zelândia, já lembramos de O Senhor dos Anéis, esportes de aventura e natureza. Longe de tudo, do outro lado do mundo, cada segundo da longa, longuíssima viagem de avião vale a pena.

O país é dividido em duas ilhas. Na Ilha Norte, onde vivem três quartos da população, os verões são relativamente quentes e há praias perfeitas tanto para os surfistas quanto para quem quer simplesmente se dourar ao sol. Na povoada Ilha Sul, uma terra de invernos gélidos e verões amenos, as atrações são os picos nevados, os gigantescos glaciares, a costa povoada por focas e baleias e alguns dos fiordes mais belos do planeta. Particularmente na Nova Zelândia, boa parte dos banheiros públicos oferece mesa para troca de bebês e são super limpos e organizados.

O país é atraente para jovens e amantes da natureza e possuem opções de esportes de aventura, principalmente próximos a Queenstown. Lá é ideal para viagens de carro, as estradas estão em boas condições e todos dirigem na mão-inglesa, os carros são automáticos. O trem também é uma ótima opção para deslocar-se dentro do país – os comboios panorâmicos atravessam regiões lindíssimas.

A cozinha neozelandesa é um tanto semelhante à britânica, com muita carne de cordeiro, bons pescados, tortas e muita cerveja. Você encontrará muitos restaurantes de comida chinesa, italiana, japonesa, malaia e indonésia, além de lanchonetes que servem hambúrgueres e fish and chips e pizzarias.

Aconselho visitar na ilha norte: passe por Waitomo Cave, Península Coromandel, Taupo, Napier e Wellington. Na ilha sul: alguns dos destinos favoritos são o Monte Cook, ponto culminante do país, a geleira Fox, o Parque Nacional Abel Tasman e os vinhedos na região de Nelson, que tomam cerca de uma semana para conhecer.

Não deixe de conhecer a cidade de Matamata, onde foi construído Hobbiton (para filmar o Senhor dos Anéis) e transformou-se numa das mais visitadas e concorridas atrações ligadas às trilogias de “Lord of the Rings” e “The Hobbit”. Localizado no coração da região de Waikato, a cerca de duas horas de carro ao sul de Auckland, Hobbiton abre diariamente das 9h às 17h.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?