Região

Novo bispo da Diocese de Piracicaba é nomeado pelo Papa Francisco

Papa Francisco aceitou a renúncia de dom Fernando Mason; dom Devair Araújo da Fonseca vai tomar posse no dia 16 de janeiro de 2021

O Papa Francisco aceitou a renúncia de dom Fernando Mason, da Diocese de Piracicaba (SP), e nomeou dom Devair Araújo da Fonseca como novo bispo do local. A informação foi divulgada pela assessoria da Diocese nesta quarta-feira (11).

O atual bispo, dom Fernando Mason, ficou por 16 anos na Diocese de Piracicaba e ao completar 75 anos de idade, pediu a renúncia, se aposentando da função. Com isso, ele continuará sendo bispo emérito.

Atualmente, dom Devair Araújo da Fonseca é bispo titular de Uzali, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) e vigário episcopal da região Brasilândia. Sua posse na Diocese de Piracicaba está programada para o dia 16 de janeiro de 2021, às 9h30, em um local que ainda vai ser definido.

Dom Devair Araújo da Fonseca, novo bispo da diocese de PiracicabaNascido no dia 1º de fevereiro de 1968, em Franca (SP), dom Devair Araújo da Fonseca cursou o ensino superior em Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987 – 1991).

Em 1992, entrou para o Seminário Maior “Nossa Senhora do Patrocínio”, cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia (1992 – 1994) e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (1995 – 1998).

Foi ordenado sacerdote em 1998 e em 2020 se tornou mestre em Teologia Dogmática pela Pontifici Universidade Gregoriana, em Roma.

Depois de suas atividades como sacerdote, foi professor do Instituto de Filosofia e Teologia “Nossa Senhora do Carmo”, da diocese de Jaboticabal (SP), do Instituto de Teologia João XXIII de Franca e do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). Também, secretário e depois presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (Osib Sul 1) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 2014, então, foi nomeado bispo titular de Uzali e auxiliar de São Paulo, e recebeu a ordenação episcopal em 2015. Na Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, foi vigário episcopal para a Região Episcopal Brasilândia.

Por G1 Piracicaba e região 11/11/2020 09h55 Atualizado há um dia

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?