Capivari

Novo reservatório será implantado pelo Saae no sistema Pio XII

Nesta semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari (Saae) iniciou as obras para a construção da base para um novo reservatório de água, na Central de Reservatórios do sistema Pio XII.

A base em construção, após concluída, deverá permanecer inerte por 60 dias, aproximadamente, para o período de “cura” do concreto. O novo reservatório será de chapa aço carbono e será implantado no local, em acordo com as normas brasileiras.

O equipamento terá capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água para abastecer a região central e aumentar a reservação atual de 2,3 milhões para 3,3 milhões, com um acréscimo de 43% no armazenamento de água tratada.

obras-reservatório-pio-xii-saae-capivari
Máquinas já trabalham na ampliação do reservatório localizado na avenida Pio XII (Foto: Divulgação/Saae Capivari)

O novo reservatório será monitorado, em tempo real, pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que é a Central de automação que permite ao Saae obter informações dos níveis dos reservatórios e monitorar o funcionamento das bombas submersas nos 40 poços artesianos espalhados em pontos estratégicos para abastecer mais de 70 bairros.

Esse reservatório atenderá os bairros Centro, Chácaras São Bendito, Rossi, Engenho Velho, Gênova, Jardim Engenho Velho, Jatobá, Morada do Sol, Pitangueiras, Santa Terezinha, São Benedito, São José e São Marcos, bem como poderá auxiliar no sistema Porto Alegre e Castelani.

Em Capivari, o sistema de abastecimento de água possui 27 reservatórios que armazenam mais de nove milhões de litros de água tratada. Em tempo oportuno, outros bairros serão contemplados com a implantação de novos reservatórios, como o Santa Rita do Trevo, Paineirinhas, Porto Alegre entre outros.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?