Rafard

Número de prontuários na UMS cai pela metade após implantação de sistema informatizado

Com pouco mais de 8.600 habitantes – dados do Censo 2010 – a cidade de Rafard era detentora de um número de prontuários, no mínimo curioso, na Unidade Mista de Saúde (UMS). Segundo dados da própria unidade, eram mais de 25 mil fichas.
Os atendimentos, que ainda eram registrados em folhas de papel sulfite e arquivados em pastas com o nome dos pacientes, e organizados em prateleiras na recepção da UMS, fizeram com que há pouco mais de 2 anos, a administração implantasse um sistema informatizado para recadastrar e organizar os pacientes.
De acordo com o Celso Alves Ferreira, Chefe do Setor Administrativo da UMS, foram encontradas diversas pastas duplicadas e de pacientes de outras cidades. “Após o recadastramento, o número de prontuários diminuiu para 12 mil, mas ainda temos muito que mudar, pois esse número não é compatível com a realidade da população da cidade”.
Ele explica ainda que deve se levar em consideração os atendimentos de alguns casos de urgência e emergência, e também de pessoas de outros estados que trabalham em empregos temporários na região, onde são obrigatórios o preenchimento de fichas para o atendimentos. “O que ajuda muito hoje é que também é obrigatório a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que facilita e orienta onde o paciente deverá dar continuidade no tratamento”, esclareceu.
Segundo Celso, esse trabalho deverá ser continuado e aprimorado por agentes de saúde, que ajudarão no recadastramento e confirmação dos endereços informados pelos pacientes.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?