DestaquesRafard

O adeus ao eterno combatente: Luiz Ferrary (Gico)

Todos sabemos que a morte faz parte da vida, mas ela consegue sempre nos surpreender. E é com esse sentimento de perda, que os rafardenses, familiares, amigos e admiradores se despediram de Luiz Ferrary, no último domingo, 24 de julho de 2022.

Carinhosamente conhecido por Gico, ele era 2º Tenente do Exército e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. Aos 101 anos, ele deixa a esposa Tilda de Almeida Ferrary e os filhos Sônia, Rosilvando e Vanderlei.

Em 27 de outubro deste ano, ‘seu Gico’ completaria 102 anos. O corpo foi velado no velório municipal de Rafard no domingo (24), e sepultado no mesmo dia, no cemitério municipal São Judas Tadeu.

Luiz Ferrary (Gico) (Foto: Arquivo/O Semanário)
Luiz Ferrary (Gico) (Foto: Arquivo/O Semanário)

História

Paulista de Rafard, Luiz Ferrary incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 3 de novembro de 1941, no 2° Grupo de Artilharia de Dorso, em Jundiaí (SP). Com a evolução dos acontecimentos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Unidade foi deslocada, em 1942, para São Sebastião (SP), onde o então Soldado Ferrary participou ativamente de operações de vigilância e segurança do litoral de São Paulo.

Em 2020, quando comemorou 100 anos, Gico foi homenageado com a Medalha da Vitória, honraria concedida pelo Ministério da Defesa. A Lei n° 5.315, de 1967, reconheceu aqueles que tenham participado efetivamente em missões de vigilância e segurança do litoral como ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.

A honraria foi entregue em solenidade especial ao Tenente Ferrary, no 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve, Regimento Deodoro, em Itu/SP.

Biografia

Esta biografia foi escrita pelo saudoso Denizart Fonseca (em memória), Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos. Publicada em 28 de junho de 2019 no jornal O Semanário, ela foi adaptada para a recente ocasião.

Data de nascimento: 20 de outubro de 1920. Local: Rafard – Colônia Coqueiro. Registrado no Cartório de Capivari. Filiação: Sra. Rosalina Corneta Ferrary e Sr. Ângelo Ferrary. Família: Esposa – Sra. Tilda de Almeida Ferrary. Filhos: Luiz F. Filho, Rosivaldo, Vanderlei e Sônia Maria Ferrary. Grau de escolaridade: Primário no Grupo Escolar de Rafard. Profissão Civil: Eletricista na Usina de Rafard. Militar: Convocado para o Serviço em 08 de outubro de 1941, no Quartel do 12º Grupo de Artilharia de Dorso em Jundiaí.

Atuou na 2ª Consagração Mundial na cidade litorânea de São Sebastião – E.S. Paulo. Finda a Refrega, retornou ao Quartel em Jundiaí Em 18 de outubro de 1942, passando para Reserva do Exército Brasileiro Em 1945, retornando a sua função de eletricista no Engenho Central de Rafard. Como desportista defendeu as cores dos: “União Rafardense Futebol Clube” e “Rafard Clube Atlético (RCA), se destacando também com destaque em vôlei e basquete.

Foi sócio do “Clube da Melhor Idade” de Rafard, participando com a esposa e filha de excursões a colônias de férias do CPP (Centro do Professorado Paulista em Capivari).

Como Veterano de Guerra, sempre era convidado e comparece a cerimônias Cívicas e Militares em especial no Tiro de Guerra de Capivari, constando sua fotografia da Galeria daquele Núcleo de Instrução como Veterano do Exército.

Em 18 de Maio de 2018 foi agraciado pela “Associação Amigos do Grupo Barão de Jundiahy” Com Medalha e Diploma em cerimônia comemorativa dos 101 anos do 12º Gac – Quartel acima citado.

Em 27 de outubro de 2020, recebeu a Medalha da Vitória, honraria concedida pelo Ministério da Defesa Brasileiro.

Faleceu em Rafard, no dia 24 de julho de 2022, aos 101 anos.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?