CapivariDestaquesSaúde

“O alimento promove a saúde, mas também pode matar”, destaca profissional da área

Para homenagear os profissionais que orientam e cuidam das pessoas em busca de saúde, conversamos com a nutricionista Thais Urbano Carneiro

Na última quinta-feira, 31 de março, foi comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. E, para homenagear os profissionais que orientam e cuidam das pessoas que estão em busca da tão sonhada qualidade de vida e bem-estar, o jornal O Semanário conversou com a Drª Thais Urbano Carneiro, nutricionista e especialista em nutrição esportiva.

O bate-papo exclusivo está disponível no Youtube, Facebook e Instagram do jornal.

dra-thais-urbano-carneiro-nutricionista
Dra. Thaís Urbano Carneiro, nutricionista e especialista em nutrição esportiva (Foto: Arquivo pessoal)

Afinal de contas, o que é a nutrição?

De forma geral, a nutrição nada mais é do que uma ciência voltada à alimentação e sua aplicação no dia a dia das pessoas. Mas, de acordo com a Drª Thais Carneiro, nutricionista e especialista em nutrição esportiva, vai muito além disso. “A alimentação é a base de tudo, 90% das doenças estão ligadas a fundos alimentares, isso porque o alimento promove a saúde, mas também pode matar”, destaca a profissional.

Thais atua com acompanhamentos nutricionais há cinco anos no município de Capivari, e considera que “a nutrição deve servir para todas as fases da vida”.

A escolha pela profissão se deu de forma natural, já que a mesma cresceu em uma família que sempre se alimentou muito bem e também cultivou seu gosto pelos esportes.

Nutrição e obesidade

De acordo com estatísticas da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

Apesar de esse ser um problema alarmante, diferente do que muitas pessoas acreditam, a nutrição não está só ligada à obesidade. “Pessoas têm tanta dificuldade para engordar quanto outras têm para emagrecer”, frisa Drª Thais. Ou seja, a procura por um profissional da nutrição deve fazer parte da vida de toda e qualquer pessoa, justamente para que possa viver de maneira saudável.

Mas, para que os resultados sejam efetivos, é preciso ter paciência, foco e muita determinação para mudar não apenas o corpo, mas também a forma de pensar. “Mudar a forma de pensar é a melhor maneira de atingir bons resultados, eu vi muitas mulheres despertarem e mudarem completamente de vida depois de passarem pelo acompanhamento nutricional”, destaca a nutricionista.

Nutrição na terceira idade

Os fatores responsáveis pelo envelhecimento, além da própria idade, são muitos, e entre eles a alimentação merece destaque. Uma pessoa que se alimentou de forma errada a vida toda, certamente terá problemas maiores na terceira idade. “O idoso sofre com perda de massa muscular, normal da idade. Por isso, é importante cuidar ao máximo da alimentação para que essa perda não seja tão acentuada”, reforça a nutricionista.

Saúde e nutrição na primeira infância

Se você já tentou, pelo menos uma vez, mudar seus hábitos alimentares, com certeza deve ter notado que não se trata de uma tarefa fácil. De acordo com Drª Thais, isso acontece por uma série de fatores, mas principalmente pela falta de uma orientação nutricional já desde a infância. “Se a gente conseguisse trabalhar a importância da nutrição desde a infância, eu tenho certeza de que no futuro teríamos menos impactos com doenças ligadas à alimentação”, afirma.

A nutricionista também reforça a importância da nutrição dentro das escolas, já que, para muitas crianças, a refeição feita nesse ambiente é uma das únicas completas. “A realidade é que muitas crianças só têm acesso a uma boa alimentação dentro da escola”, lamenta.

Dicas que mudam vidas

Mudar de hábitos, ter uma rotina de exercícios e adotar uma alimentação saudável não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível. Para isso, Drª Thais elencou uma série de dicas que podem ajudar a pelo menos dar início a esse processo:

– Adotar uma alimentação balanceada, incluindo mais frutas, legumes, arroz e feijão nas refeições;
– Fazer periodicamente exames de rotina para saber se está tudo bem com a sua saúde;
– Desenvolver uma rotina de exercícios que seja fácil de ser mantida;
– Programar-se para deixar frutas higienizadas, legumes pré-cozidos para driblar a falta de tempo;
– Preferir ‘descascar mais do que desembalar’;
– Consumir mais água, pelo menos 35ml a cada kg de peso;
– Procurar por um especialista em nutrição que possa ajudar nesse processo.

 

Paciência com o próprio corpo

“É muito importante que nosso corpo esteja em equilíbrio, e para isso é preciso ter paciência. São anos de uma alimentação ‘errada’ que não vai ser consertada em apenas um mês”, sinaliza a profissional.

Apesar de não serem imediatos, os resultados obtidos a médio e longo prazo são transformadores e trazem muita satisfação para a nutricionista. “Sou muito grata por mudar a vida de tantas pessoas por meio da nutrição”, finaliza Drª Thais.

Fale com a profissional

Dra. Thaís Urbano Carneio é nutricionista e especialista em nutrição esportiva. Ela atende em Capivari, na rua Constituição, 425, Centro. Para conhecer mais sobre o trabalho da profissional, faça contato pelo WhatsApp: 19 98146-8984 ou siga na Facebook e Instagram.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?