Editorial

O ano da solidariedade e do autoconhecimento

Que 2020 está sendo um ano de muita solidariedade e autorreflexão, ninguém pode negar. Afinal, foram tantas adversidades, como pandemia, desastres naturais, dificuldades econômicas.

O que chama a atenção e é o mais bonito de se ver nas cidades da microrregião, são as atitudes da população perante os momentos de dificuldade do próximo.

Noticiamos aqui nas páginas d’O Semanário, desde doações particulares para pessoas que precisavam de dinheiro, por exemplo, para a compra de uma prótese para a perna, como aconteceu com o amigo Isaac Rezende Feres. E essa atitude se repetiu com o capivariano, Leonel Fernandes da Fonseca.

Não podemos nos esquecer também da ajuda de famílias, que forneceram alimentação aos caminhoneiros em um dos momentos mais críticos da pandemia do coronavírus. E foram tantas ações!

Recentemente, um temporal com chuva de granizo testou mais uma vez a solidariedade das pessoas. Foram inúmeras doações espontâneas e tantas outras motivadas por ativistas sociais. O Fundo Social de Capivari, por exemplo, arrecadou mais de 10 mil itens entre roupas, sapatos, colchões e alimentos, que foram destinados às famílias com vulnerabilidade.

E as ações não param, vem por aí a Campanha de Natal do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari, que busca itens de uso do dia a dia. A Associação de Paes e Amigos Excepcionais de Capivari (APAE), também realiza a venda de panetones e, devido aos estragos causados no telhado da instituição, está vendendo números de rifa para sortear uma moto.

Grupos de ciclistas, cavaleiros, igrejas católicas e evangélicas, jipeiros e por aí vai, se organizam cada vez mais para ajudar o próximo.

O Rotary, clube de serviços internacional, sempre cria lemas muitos interessantes em seus anos rotários. Dois deles cabem muito bem para este momento: “Dar de si sem pensar em si” e “Seja um presente para o mundo”.

E você, tem feito a sua parte?

Que o ano prossiga dessa maneira, sem mais surpresas, mas com belas atitudes que proporcionam momentos de alegria para o próximo. Sendo presente no mundo, com certeza seremos um presente para alguém.

Deus está conosco, sempre!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?