Opinião

O aumento do número de protestos organizados ao redor do mundo

protestos chile_web
Foto ilustrativa

O número de manifestações e protestos nas ruas ao redor do mundo tem crescido cada vez mais. Nos últimos anos até agora, é cada vez mais comum observar nos noticiários, TV, e até mesmo ao andar pelas ruas, que o número de grupos lutando por direitos ou melhorias nas ruas aumentou.

Em geral, os protestos são referentes a questões políticas e sociais, seja da cidade ou do país. No Brasil, por exemplo, a onda de protestos organizados nas ruas voltou a aflorar e ganhar força depois de 2013, quando milhares de pessoas foram às ruas protestar pelo aumento do valor da passagem dos transportes, e também cobrar outros direitos.

No entanto, a onda de manifestações não se encontra aflorada apenas no Brasil. Pelo mundo diversos grupos tomam as ruas para protestar, seja pelo governo, seja por mudanças nas leis, entre outros. A população do Chile por exemplo, está nas ruas desde outubro deste ano, em protestos contra o governo, exigindo mudanças no valor do salário mínimo, além da redução do valor das passagens de transporte público.

Assim como os protestos no Brasil e Chile se assemelham muito, outras manifestações ao redor do globo também tem pontos em comum. Essa tendência mundial que tem sido percebida tem relação com a insatisfação da sociedade a respeito de temas como a desigualdade salarial, que causa disparidades sociais e uma série de consequências para o país, o aumento dos preços e custos, que não acompanha os ajustes salariais, e a corrupção.

Estes são temas recorrentes nas ruas, não importa onde você esteja. Uma outra questão que tem se levantado com certa frequência é sobre liberdade política. Em tempos de governos mais autoritários, as ruas clamam pela liberdade de expressão e de direitos. Muitos países estão em manifestações contra a volta de governos ditadores e de intervenções militares, ou golpes de estado.

Uma outra grande tendência global no tema das manifestações são as questões climáticas. O tema do meio ambiente tem sido pauta em todo lugar, desde as cúpulas do alto governo mundial, até as ruas de diversos países. Voluntários e ambientalistas tem juntado uma grande força para levar pessoas às ruas e trazer mais conscientização sobre o tema.

Estes são alguns dos protestos que tem acontecido e que tem movimentado cada vez mais grupos a se moverem também. É importante que a população tenha um espaço para se expressar, questionar o governo e reivindicar direitos. E mais importante ainda, que possa fazer isso com liberdade, sem correr riscos. Um dos maiores problemas das manifestações atualmente é o uso da força policial contra manifestantes.

Em contrapartida, em muitas dessas situações a cidade perde também pois fica destruída ou é diretamente afetada pela presença do público. Durante muitos desses eventos, diversos locais foram invadidos e até mesmo pontos turísticos importantes afetados. Para que todos possam ser ouvidos de maneira correta, é necessário encontrar o equilíbrio entre os dois lados, para que as manifestações ocorram pacificamente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?