Leondenis VendramimOpinião

O Carneiro, o Shofar e o Jubileu 3

30/09/2016

O Carneiro, o Shofar e o Jubileu 3

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Leondenis Vendramim/Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Leondenis Vendramim/Arquivo pessoal)

ARTIGO | Há muitas lições sobre o significado dos toques do shofar que devemos aproveitar para nossa vida. Essa trombeta era tocada para anunciar e comemorar o ano do jubileu. A palavra jubileu vem (com certa dúvida) do hebraico Jubal (Gn. 4:21) que era músico e cujos descendentes eram todos músicos e cantores; de “yovel” “carneiro”; ou de “yovel” que também é “volta”, nesse ano os escravos voltavam à liberdade, assim como as terras para seu proprietário original. A palavra veio por meio do latim “jubilum” com significado de alegria. O jubileu foi instituído por ordem divina (Lv. 25). Os judeus deviam contar 50 anos, no quinquagésimo ano, no décimo dia do sétimo mês, o shofar devia ser tocado por todo Israel, era o ano jubileu, não deviam plantar nem segar, para que a terra descansasse. Os judeus contam a cada sete anos, o sétimo é o “shabat”, (descanso), o ano do repouso da terra. A cada cinquenta anos era o ano do jubileu, no qual também não se trabalhava na agricultura. Assim, não se podia plantar nem colher nesses dois anos seguidos; Deus os abençoaria com multiplicada colheita no sexto ano (Lv. 25:18-21). Quando algum judeu se empobrecesse e vendesse sua terra ou casa, no ano jubileu seria resgatada. A propriedade era avaliada pelo número de anos que faltavam para o jubileu. Se faltassem muitos anos o valor do imóvel seria maior, faltassem poucos anos seria menor. Era um meio de preservar a dignidade dos empobrecidos. Portanto no ano jubileu havia grande regozijo, era o ano da libertação e do descanso. Estes anos, shabat e o jubileu, eram os anos sabáticos, os agricultores precisavam confiar na provisão de Deus, não lavrar a terra e dar liberdade aos seus escravos. No ano do jubileu os servos sentavam à mesa com o seu senhor por 10 dias, e saiam com provisões para reiniciar sua vida com possibilidades de sustentar seus familiares. É uma lição impressionante de generosidade e confiança em nosso Deus!
Devemos nos ater com introspectiva e duradoura reflexão no que diz um rabino: “um dia escutaremos um magnifico toque do shofar, que anunciará a vinda do Mashiach (Messias) o início da verdadeira liberdade”. Nisto os cristãos diferem dos judeus. Conforme nos ensina a Bíblia não aguardamos o Messias para libertar “da má inclinação”. Ele já veio e já o fez quando morreu na cruz (Ef. 1:3-7; 2 Pe. 1:3).
Para os cristãos, o toque do shofar do jubileu tem um significado muito mais feliz e radiante. Aguardamos a vinda de Jesus Cristo, num cortejo apoteótico inigualável, espetaculoso, virá com todos os Seus anjos, “com todo poder e grande glória”, e forte clangor de trombeta (Mt. 24:30-31).
“Ao toque da última trombeta – não de chifres, mas de prata, não tocada por homens, mas pelos bilhões de anjos, os mortos serão ressuscitados e os vivos transformados num corpo imortal, glorioso e incorruptível – isto é o que nos diz 2 Ts. 4:16-17; 1 Cor. 15:51-54; Mt 24:30-31; 25:31; João 5:28-29… Obter um corpo imortal, viver bilhões de anos, seria monótono e cansativo não fosse incorruptível, isto é, sem envelhecimento ou enfermidade, cabelos, pele e todos os órgãos perfeitos, e além disto um corpo glorioso. S. João diz que “assim como Ele (Jesus) é O veremos (1 João 3:2). Impressiona o fato de que na Volta de Jesus haverá a ressurreição daqueles que creram e aceitaram-: No como Salvador. Que felicidade sair da sepultura incorruptível, sem dor, sem doença, jovem! Pais receberão filhos ressurretos, mães abraçadas pelos filhos, mas o que será poder olhar e ver Jesus face à face, abraça-lo com gratidão! Que cenário maravilhoso será para os expectantes! O citado rabi diz: “A ressurreição dos mortos será realidade e viveremos para sempre. Rezamos diariamente… para que isto aconteça logo: o toque do grande shofar anunciando nossa liberdade”.
E você leitor, estará lá com os seus filhos? Os justificados poderão dizer: “Este é o nosso Deus a quem aguardávamos!” Deus nos bendiga e esforcemo-nos para obtermos um caráter mais semelhante ao de Jesus para convivermos com a família celestial. Ore para que Jesus volte logo!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?