Leondenis VendramimOpinião

O Carneiro, o Shofar e o Jubileu

16/09/2016

O Carneiro, o Shofar e o Jubileu

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | A palavra yobhel e shofar são palavras hebraicas, significando respectivamente carneiro e trombeta de chifre (Jos 6:5). Deve ser feita de chifre curvo, longo, sem ornamentos auríferos e sem pinturas. Shofar é o instrumento musical mais antigo usado para reuniões religiosas e para a guerra. Era um instrumento quase sagrado dos judeus. Há muitos instrumentos musicais antigos abandonados pelo esquecimento, relíquias de museu, mas o shofar preserva seu valor e dignidade no judaísmo. Para os israelitas é mais do que instrumento musical, embora seu sonido não seja tão delicado (os instrumentos modernos de sopro são bem mais agradáveis), mas tem significado muito profundo. Êxodo 19:13-19 e 20:18), quando Deus entregou a Moisés as 2 tábuas com os dez mandamentos que Deus escrevera com Seu dedo (Ex 31:18), foi a primeira vez que surgiu a palavra shofar. Para Maimônides (1135-1204), o som do shofar parece dizer: “Acordai de vosso sono e ponderai sobre os vossos feitos; lembrai-vos do Criador e voltai a Ele em penitência. Não sejais daqueles que perdem a realidade de vista ao perseguir sombras ou esbanjam anos buscando coisas vãs que não lhes trarão proveito. Olhai bem para dentro de vossas almas e considerai vossos atos; abandonai os caminhos errados e os maus pensamentos e voltai a D’us, para que Ele tenha misericórdia convosco!”
O Shofar deve ser curvo para que os judeus lembrem-se de se curvar em oração diante de Deus. Não podia ser de chifre de bovinos, pois lembrariam o pecado da idolatria do bezerro de ouro ao saírem do Egito (Ex 32:1-10). Preferentemente, era feito de chifre de carneiro por lembrar aos judeus de que quando Abraão ia sacrificar a Isaque, Deus deu-lhes um carneiro, preso numa moita, substituindo a Isaque (Gn. 22).
O toque do shofar é determinado pelo Torá (os 5 primeiros livros bíblicos escritos por Moisés), um mandamento como outro qualquer de sua crença, para levar os judeus, no primeiro dia do ano, ao arrependimento pelos pecados. Essa festa do toque do dia do juízo (Yom Hadim), ou dia do toque (Yom Teruah) durava do pôr-do-sol do dia anterior até o mesmo horário do dia posterior ao dia do juízo. Era tocado no dia 10 do 7º mês a fim de lembrá-los da purificação dos pecados confessados com arrependimento (Lv. 23:26-32), bem como, os recorda da aceitação da Lei e das suas obrigações para com ela.
Quando tocam três sonidos curtos entrecortados é sinal de tristeza pelos pecados e más ações do passado. Se tocam nove sons breves é uma convocação para a guerra (Nm. 10:9) ou para guerra contra tudo o que impeça a prática do judaísmo: “paixões, preguiça, negligência, influências más de amigos”…
É também tocado para anunciar o ano jubileu a cada 50 anos, um ano específico de alegria e festa pela libertação das dívidas, ou pela alforria dos escravos. Significa que os judeus devem se libertar da escravidão dos vícios, das paixões, dos pensamentos pecaminosos. Era a chance de iniciar uma nova vida com pureza, livre das dívidas financeiras e espirituais, um reinício com alegria e gratidão junto a Deus.
Ao toque do shofar diziam a palavra “lishmoa”, ou seja, “escuta com atenção, entende e obedece”. Caso não tenha observado cautelosamente o shofar, deve começar a ouvir porque Deus sempre perdoa o passado diante da decisão de melhorar.
O toque longo e continuado demonstra a certeza de receber o perdão e a bênção de D’us (Deus), então recitam a bênção, como se estivesse na presença de Deus: “Bendito és Tu, ó Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou ouvir a voz do shofar” como gratidão por ter-nos santificado com Seus mandamentos, pela oportunidade de cumprirmos Sua vontade e pela prática religiosa de forma consciente e não por hábitos.
O Rabi Chanina bem Dossa diz que quando os israelitas exilados forem reunidos de todos os cantos da Terra o shofar direito (não o esquerdo), o maior será tocado com profusa alegria dos redimidos em homenagem e boas vindas ao Messias tão aguardado; “como está escrito: ‘E acontecerá que naquele dia o grande Shofar será tocado”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?