ColunistasOpinião

O Deus Desconhecido 4

Alexandre Teles

Que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja em seu coração.

Continuando o estudo de Atos 17.22-31, estarei hoje dizendo que o Deus Desconhecido que Paulo pregou, é o Deus que é Senhor do universo.

Paulo agora começa a falar que este Deus é soberano, é rei, é Senhor. Ele é absoluto. Ele está no trono. Ele não se deixa pressionar. Ele não aceita suborno. Ele não tolera o mal. Ele não transige com o pecado. Ele não faz acepção. Ele não abre exceção. Diante Dele todo joelho deve se dobrar e toda língua deve confessar que ele é Senhor.

O Novo Testamento chama Jesus de Salvador 16 vezes, mestre 64 vezes, e Senhor 650 vezes.

A mensagem de Paulo em Atenas é que Jesus é Senhor. Todo joelho vai se dobrar diante Dele. Os reis, presidentes, ditadores, filósofos, cientistas, generais, homens de todas as classes, de todos os credos, ateus, agnósticos, religiosos ou não, vão confessar que Jesus é Senhor.

Jesus é o Senhor da história. Ele é o eixo da história. Ele é o Alfa e o Ômega da história. Ele está no centro da história. Ele governa as nações. Ele levanta reinos e abate reinos. Levanta reis e destrona reis. O epílogo da história não será uma tragédia, mas a vitória retumbante e gloriosa de Cristo como Senhor. Todas as coisas, tanto no céu como na terra, vão convergir Nele, porque Dele é o reino, o poder e a glória para todo sempre.
Mas Jesus também é cabeça da igreja. Ele é o dono da igreja. Ele é o fundador da igreja. Ele é o fundamento da igreja. Ele é o edificador da igreja. Ele é o protetor da igreja. Ele é o Salvador da igreja. Ele é o Senhor da igreja. Uma igreja onde Jesus não é Senhor é irregular. Uma igreja onde Jesus não é cabeça é acéfala. Se a igreja não é submissa a Cristo ela é um clube e não uma igreja. A pessoa que ainda não tem Cristo como Senhor ainda não está salvo. A ordem bíblica é: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo. ”

Essa tese falaz de que uma pessoa pode ser salva, mesmo não obedecendo a Jesus como Senhor, mesmo vivendo debaixo do pendor da carne, tem produzido uma geração de pessoas inconversos e uma multidão de gente auto enganada.

A doutrina do senhorio de Cristo não é popular. Os homens empoleirados no trono da soberba meneiam a cabeça e rechaçam com toda fúria esta verdade suprema.

O homem sempre cobiçou ser mais do que é. Passaram a cultuar a si mesmos. Rejeitaram a Palavra de Deus. Escarneceram dos Seus conselhos. Abandonaram a fonte da vida. As mensagens preferidas hoje são aquelas que insuflam a vaidade humana, que revelam o potencial e a força que estão latentes no homem.

Tudo gravita em torno do homem e da sua soberana vontade. Deus passou a ser visto como servo. Parece até que é o homem quem está no trono. Parece que é o homem que está no controle do universo. A ênfase da mensagem de hoje é que Deus está a serviço do homem, e não o homem a serviço de Deus. Isso é uma distorção da verdade, uma falsa pregação, um ensino venenoso, uma prática reprovável.

É preciso anunciar que Jesus Cristo é Senhor. Precisamos ter uma teologia e uma prática que honrem o senhorio de Cristo. Precisamos nos render incondicionalmente a Ele. Jesus não é Salvador de quem Ele não é Senhor.

Não podemos separar o Jesus Salvador do Jesus Senhor. Ou você se submete a Cristo, ou não há salvação para sua vida. Ninguém pode servir a dois senhores. Jesus deve ser seu dono, Senhor e Rei, ou então, você ainda permanece nos seus pecados. Ou Ele governa sua vida, ou então, você ainda é escravo de seus pecados. Ou Ele domina os seus desejos, vontades, ações e reações, ou então, você ainda é prisioneiro dos seus pecados. Querer colocar o homem no centro é a mais abominável forma de idolatria.

Ficar aquém desse ensino é ser infiel a Deus e sonegar ao povo a sua bendita Palavra. Este é um tempo de reflexão, exame e avaliação.

Jesus já é Senhor de sua vida? Dos seus sentimentos? Dos seus negócios? Do seu lar? Das suas ações? Você já entregou seus direitos a Ele? Ele governa seus pensamentos e palavras? Ele tem domínio sobre seu corpo e sobre seus desejos? Você O confessa como Senhor da sua vida com a sua boca? Você demonstra pelo seu viver que de fato você é servo Dele?

Na próxima semana estarei falando que o Deus Desconhecido que Paulo pregou, é o Deus que não aceita idolatria.

Alexandre Teles, serve ao Senhor Jesus Cristo na Igreja do Evangelho Quadrangular Catedral do Amor em Rio das Pedras.
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?