Geral

O Deus desconhecido 8

Alexandre Teles

Que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja em seu coração.

Continuando o estudo de Atos 17.22-31, estarei hoje dizendo sobre algumas reações à mensagem de Paulo sobre o Deus desconhecido.

Foram várias as reações dos atenienses depois que ouviram a mensagem de Paulo: uns escarneceram, outros adiaram, e alguns creram. Hoje estarei falando sobre os que escarneceram.

Este sermão de Paulo em Atenas foi um dos discursos mais extraordinários de toda a oratória mundial. Na verdade, Paulo deitou o machado da Palavra de Deus na raiz de todos os postulados dos atenienses. Ao terminar esta célebre mensagem, as reações se diversificaram em Atenas.

1 – Os que escarneceram. Alguns atenienses, ao ouvirem a mensagem do Evangelho, riram de Paulo e começaram a debochar. Chamaram Paulo de tagarela (At. 17.18), ou seja, um desocupado sem valor, um pobre coitado que só possuía fragmentos de conhecimento; outros acharam o discurso de Paulo cheio de coisas estranhas (At. 17.20).

Você, que leu nessas semanas a mensagem sobre o Deus desconhecido, está tendo, provavelmente, a mesma reação, achando tudo muito estranho e, por isso, aí, no recôndito do seu coração, você também pode estar escarnecendo, dizendo que esta mensagem não passa de uma quimera, de um sonho alucinado. Talvez você esteja dizendo que tudo isso é uma invenção do homem. Que o inferno não existe, não existe juízo, morreu acabou.

Quero dizer que se você estiver correto, então todos os que creram na Bíblia, talvez tenham perdido tempo em acreditar em tanta coisa estranha. Porém, se nada do que a Bíblia diz é verdade, nada vai acontecer aos que creram na Palavra de Deus, pois, morreu acabou mesmo.

Agora vou te dizer uma coisa. Se a Bíblia realmente é a Palavra de Deus. Se realmente existe um céu para aqueles que se arrependeram e creram em Jesus, e um lugar de tormento eterno para os que não creram e zombaram do Evangelho, você está correndo um sério risco. Será isso pra você uma consequência eterna. Pense nisso!

Talvez você esteja pensando que esta mensagem agride a sua sensibilidade, a sua convicção e atenta contra a sua lógica, ferindo a sua honra e atingindo com muita violência o seu orgulho. Sim, este também era o problema dos gregos. Para eles, a cruz de Cristo era loucura (1Co.1.23). Muitos hoje também acham que o Evangelho é uma mensagem muito estreita, muito reducionista, muito exclusivista e por isso rejeitam-na com veemência.

Preferem ficar agarrados às suas crenças, às suas filosofias e à sua cosmovisão; outros, entretanto, escarnecem do Evangelho porque O acham muito austero, muito duro, muito inflexível e absoluto. Abominam tudo que lhes faça qualquer exigência de mudança. Alguns dizem: Meus pais nasceram e morreram nessa religião, eu também vou seguir meus pais.

Não poucos escarnecem da oferta de Cristo, porque querem atingir o céu pela torre de suas obras e méritos.

Querem construir pontes para Deus através do auto aperfeiçoamento e de sucessivas reencarnações. Querem abrir novos caminhos para a bem-aventurança eterna, o que não é possível. Por não estarem dispostos a rever seus valores, suas convicções e sua teologia, preferem rechaçar a mensagem e rejeitar o mensageiro. Muitos escondem atrás da fraqueza de suas crenças e a inconsistência de suas convicções.

Tem medo de mudar, por isso fecham os olhos a toda mensagem de transformação. Os atenienses se acharam muito cheios de conhecimento para reconhecer que estavam errados. Achavam que eram os donos da verdade, por isso escarneceram de Paulo e da sua pregação, quando, na realidade, estavam escarnecendo de Deus. O preconceito, mesmo que “travestido” de orgulho intelectual, é um tosco obscurantismo.

Na próxima semana estarei falando sobre os que adiaram na mensagem de Paulo em Atenas.

Que Deus, em Cristo Jesus te abençoe, e até a próxima semana, se Deus quiser.

Alexandre Teles, serve ao Senhor Jesus Cristo na Igreja do Evangelho Quadrangular Catedral do Amor em Rio das Pedras.
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?