Geral

O maravilhoso cérebro humano 2

Por Leondenis Vendramim - Professor de Filosofia, Ética e História

A década de 90 foi considerada a década do cérebro, e o Canadá foi o principal centro de estudos liderados pelo cientista e neurologista Alan Evans, Na Alemanha, Katrin Amunts dedicou-se ao projeto Big Brain (grande cérebro) fotografando e cortando o cérebro em fatias de 20 micrometros de espessura. Seu estudo em 3D (tridimensional) permitiu uma análise anatômica e microscópica das camadas das células e distinguir como as camadas de células são organizadas no cérebro. O cérebro contém os centros nervosos relacionados com os sentidos, a memória, o pensamento e a inteligência. Ele comanda as ações voluntárias (andar, falar, comunicar…) e as involuntárias (batimento cardíaco, respiração, sensibilização, piscar…) desenvolvidas pelo indivíduo, É realmente o principal órgão do corpo humano.
A superfície do cérebro do homem apresenta sulcos, que permitem considerável aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão “escondidos” neles. Esses sulcos dividem o cérebro em:
Lobo posterior direito é onde se percebe as relações harmônicas do mundo, através dos sentidos e até criar harmonia. As pessoas que tem esta parte desenvolvida, percebe com maior facilidade o tom e os gestos do que as palavras que estão escutando, tornam-se mais solidárias e criam laços de boa vontade, lealdade e confiança com sua família e com seu grupo de amigos, no trabalho e na sociedade em geral. São pessoas sensíveis e com alta noção de pertencer a um grupo.
Lobo frontal direito é a parte responsável por perceber padrões e relações abstratas. Ao ver um rosto, é a parte que desenha a caricatura, é o especialista em detectar as “tendências, notar mudanças, usar a imaginação para criar novas respostas, produtos, serviços ou estratégias”. É ainda o responsável por gestos e linguagem corporal. As pessoas que têm esta parte como líder gesticulam e precisam mover seu corpo quando estão falando. São pessoas sensíveis, criativas, visionárias e inovadoras.
O lobo frontal esquerdo proporciona maior habilidade para a análise lógica, para calcular, avaliar e diagnosticar, sabe focalizar as metas e avaliar os resultados. São as pessoas que preferem falar apenas para comunicar alguma coisa, uma conclusão, são lacônicas e objetivas. As pessoas que têm esta área desenvolvida são resolutas, tomam decisões necessárias, sabem negociar e debater.
Todos nós utilizamos todas as nossas habilidades mentais, no entanto, segundo a Dra. Katherne Benziger, “Cada pessoa tem uma área de seu cérebro que predomina as demais, a natureza dos neurotransmissores indica que há uma área do cérebro mais eficiente, Cada pessoa consome apenas 1% do oxigênio quando utiliza sua área eficiente”. Você pode saber qual é a área líder do seu cérebro porque ao usar suas habilidades mentais mais desenvolvidas você se sente feliz, pois está fazendo algo que lhe diverte.
Mesmo ao dormir o cérebro fica trabalhando, comandando todos os demais órgãos e todos os sistemas do corpo para que a pessoa permaneça viva e sem preocupação.
Raciocinando com o cérebro: não é maravilhoso o cérebro!!!! E com que adjetivo se pode qualificar o Deus que o criou com tanta eficiência e eficácia? O que o seu cérebro pensa a respeito do seu Criador? Provoque o seu cérebro para que dialogue com Aquele que o fez sobre a perfeição do órgão, o poder, a sabedoria e o amor do Criador. Seu cérebro vai concluir que o cérebro é perfeito porque o Deus Criador é muito superior e infinitamente mais perfeito do que o seu próprio cérebro. Então seu cérebro será grato e louvará o Grande Criador!

Entre em contato com o autor:
[email protected] ou
[email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?