Opinião

O maravilhoso cérebro humano

Por Leondenis Vendramim - Professor de Filosofia, Ética e História

Em meus estudos de desenho sobre o corpo humano, lembro-me como a professora mostrou a proporcionalidade perfeita do nosso corpo: o corpo tem 8 vezes a cabeça, os olhos têm um intervalo igual a um olho, o nariz é igual ao tamanho do olho, a orelha é igual ao nariz, a boca tem uma vez e meia a base do nariz, e assim ia a orientação. Como o nosso corpo é maravilhoso! Porém, em vez de enaltecer a obra é muito mais correto exaltar Aquele que criou? Poderia escrever sobre muitas partes de corpo, mas o que me encanta, e para o momento, é mais oportuno é o cérebro. Ah, esse é o principal órgão – pode-se dizer que é mais importante do que o coração? – é o comandante de todos!
O cérebro é a massa cinzenta ultra delicada, extremamente vulnerável, formada por 3 trilhões de células dentre a quais 100 bilhões são neurônios. Ele precisa ser muito bem protegido, por isso Deus o colocou dentro da caixa craniana. Essa caixa é formada por ossos finos, mas muito resistentes devido ao seu formato oval – casca fininha, difícil de quebrar. O Criador planejou tudo. Nessa caixa há aberturas milimétricamente preparadas para a passagem de feixes de nervos que são uma rede elétrotelegráfica de 100 mil km de fiação – 2,5 voltas em torno da Terra – que liga os órgãos do sentido controlam todos os movimentos do corpo, todas as atividades, sensibilidades, sentimentos, emoções, e tudo mais. Esse sistema nervoso acompanha, monitora, controla, interliga, conduz e armazena as informações dos órgãos do sentido e transmite a resposta do cérebro em tempo ínfimo, melhor do que qualquer computador. Quando qualquer órgão adoece ou algum ser intruso se apresenta, o cérebro envia mensagem (dor, sensibilização, irritação, ataque dos glóbulos brancos) a fim de que se proteja o órgão.
Toda sensação ao ver, ouvir, cheirar, tatear ou saborear é transmitida como mensagem por essa rede de nervos ao cérebro que codifica, grava, e envia mensagem/comando como resposta.. Ao vir um amigo, os nervos óticos enviam a mensagem identificando a pessoa, e o cérebro grava e envia o comando aos músculos e membros; como resultado as pernas locomovem, os lábios sorriem, os braços se enlaçam. O indivíduo vê cores, formas, tamanhos, ao mesmo tempo em que ouve sons distintos, capta cheiros diferentes, degusta, sente o frio ou calor, enfim milhares de sensações são captadas, transmitidas, gravadas, e respondidas simultaneamente pelo cérebro. Nesse mesmo instante o cérebro ainda comanda os membros a andar, equilibrar-se sobre um só pé, ou numa bicicleta, e, mais uma infinidade de atividades, nenhum computador do mundo é tão capaz.
Dizer que isto tudo evoluiu por acaso da junção de moléculas químicas formando uma célula viva e desta em algas azuis, então em trilobita, peixe, sagui, macaco, homem, é rebaixar a obra maravilhosa de um Deus Perfeito que ama o que faz. Esse Deus amou você, por isso o fez com esse cérebro prodigioso, capaz de corresponder ao amor divino e amar seus semelhantes. Isto é Maravilhoso, Deus o ama leitor!

Corresponda com o autor: [email protected] ou [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?