Leondenis Vendramim

O melhor livro de ética – 12

07/09/2017

O melhor livro de ética – 12

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Consideremos a gratidão, que é um elemento fundamental na ética bíblica. Assim como as musas, na mitologia grega, as Graças são consideradas deusas da felicidade. As Graças são três mulheres chamadas: Aglaia personificando esplendor, Eufrosina a alegria e Thalia o desabrochar das flores e das crianças. Eram filhas de Zeus e também denominadas Kárites (significa regozijosas, jubilosas). Associavam-se com as musas e com elas bailavam ao som da harpa de Apolo. As Graças refletiam o sentimento de amor, felicidade e o dom de agradar. A palavra diversificou o significado: benefício, elegância, engraçado, mercê de Deus, agradecimento, etc. Queremos destacar este último sentido, “gratidão”, ou reconhecimento por um favor merecido ou não.

Cícero, o filósofo romano (106 a..C.-43 d.C.) dizia que gratidão é a maior e a mãe de todas as virtudes. Alphonse Karr (1808-1890): “Algumas pessoas reclamam que rosas têm espinhos; eu sou grato porque os espinhos têm rosas”. O espírito de gratidão aumenta a energia, o otimismo, a simpatia, a felicidade e melhora a saúde. A ciência nos diz que possuímos hormônios do “prazer”: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina (é possível que tenhamos outros mais), que são poderosos auxiliares para a nossa saúde física e mental.

A endorfina, produzida pela glândula hipófise, combate o estresse, é analgésica e relaxante, proporciona bem estar e alegria e posterga o envelhecimento.

A Ocitocina controla a ansiedade, o prazer, a libido, ajuda na interação social, auxilia no tratamento cardiovascular, ajuda crianças autistas e esquizofrênicos, estimula a produção de testosterona e anabolizantes, promove o relaxamento muscular diminuindo a fibromialgia (dores pelo corpo todo) e diminui a pressão arterial.

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e as funções intelectuais. Está ligada aos transtornos afetivos e de humor, também está relacionada à liberação de outros hormônios.

O Deus que nos ama e nos criou de modo “assombrosamente maravilhoso” (Sl 139:14) cuidou de todos os detalhes para que tivéssemos saúde integral e também tivéssemos motivos para manifestarmos gratidão a Ele. Portanto, se alguém não tem o hábito de agradecer comece agora, pelo menos para obter saúde e felicidade. Sabe-se que a gratidão pode ser aprendida, e desenvolvida pela prática e pelo exemplo dos pais, os filhos serão propensos a seguir o mesmo rumo.

Todos os humanos têm problemas diários, nem tudo são flores, alegria e felicidade. Aliás, a escola da vida nos ensina a encontrar as soluções adequadas para tais dilemas. Esteja certo, há muito mais motivos para agradecer do que para reclamar. A vida, o ar, água, alimento, sol. Chuva, flores, pássaros, frutas, filhos, namorada ou esposa, refeições, amigos, música, visão e todas as habilidades, são um pouquinho do muito que temos para agradecer. Já teve a alegria de agradecer à esposa ou à mãe pelo almoço que lhe preparou? Já agradeceu ao esposo por se dedicar ao sustento da família? O agradecimento proporciona uma reciprocidade muito mais efusiva, a saúde é fortalecida e a felicidade reinará no lar. Separe um tempo para reconhecer com gratidão todas as coisas boas que tem em sua vida.

São Paulo diz “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições… com ações de graça. E a paz de Deus… guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fil. 4:6-7). “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus…” (1Ts 5:18). Deus também Se alegra com o reconhecimento e gratidão dos Seus filhos e lhes retribui com maior quinhão de bênçãos. Portanto, “Rendei graças ao Senhor porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre” (Sl 118:1). “É Ele que perdoa todas as suas iniquidades e sara as tuas enfermidades… quem redime a tua vida, te coroa de graças e misericórdia e te fartas de bens…” (Sl 103:3-5). Vale à pena ser grato!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?