Leondenis VendramimOpinião

O que é mais importante? 3

21/10/2016

O que é mais importante? 3

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | No artigo último, estávamos esclarecendo a necessidade de se dispor a aprender. Li o livro “Criando Organizações que Aprendem”, o qual traz uma poesia de Margaret J. Wheatley, muito oportuna: “Liderança e Ciência”, p 23.
Sem dúvida posso sentir o chão estremecer.
Ouço seus rumores abissais.
A qualquer momento a terra se abrirá em fendas
E contemplarei a sombria centrosfera.
Nesta fumegante cratera,
Atirarei quase todo o meu tesouro acumulado,
Quase todas as técnicas e ferramentas
que me fizeram sentir competente.
Ainda não posso;
não posso lançar no abismo
Todo o meu saber.
Mas sei que está para acontecer. E quando chegar a hora,
quando em sacrifício tiver feito minhas oferendas
aos deuses do conhecimento, as rupturas cessarão.
Águas benéficas cobrirão a terra,
Dando luz à nova vida,
Para sempre sepultando as antigas
e enferrujadas máquinas de nossos remotos saberes.
E sobre estas águas içarei as velas e partirei para lugares
por ora somente concebidos.
Lá serei abençoada com novas visões e encantos.
Atentemos para os seus ensinos, aquilo que sabemos hoje não será útil num futuro bem próximo, as ciências descobrem novas verdades. O conhecimento atual deverá ser lançado no abismo como máquinas enferrujadas. Que fazer com os diplomas de datilografia, com a linotipia… As ciências mudam, e até as concepções morais estão mutáveis, aquilo que aprendemos ser verdade pode ser falso. É importante “Julgar todas as coisas e reter o bem” (1 Ts. 5:21).
Ainda não respondemos a questão, mas creio que o leitor atento já pode deduzir. Inteligência é a capacidade para aprender, de perceber, é destreza mental. Sabedoria, segundo o Prof. Carlos L. Matos (Vocabulário de Filosofia) é prudência; é a habilidade para praticar o bem, o bom, útil e saudável. Talento é uma tendência para executar alguma atividade. Qual é de maior importância? Conheci um aluno com uma capacidade prodigiosa para memorizar, tinha de cor um livro de mais de 700 páginas, sabia recitar capítulos bíblicos. Qual é a vantagem de decorar a oração do “Pai Nosso” se não perdoarmos ao próximo arrependido, não nos desviarmos das tentações; ou lucraria a pessoa, que decorando os dez mandamentos da lei de Deus, continua roubando, mentindo, matando? Quanto mais inteligente é um bandido pior é para a sociedade e pra ele próprio. Portanto o talento, o dom e a inteligência se mostram proporcionalmente mais ineficazes e maléficos se não houver a sabedoria para usá-los para o bem próprio e dos seus semelhantes. Aquele que sabe que o cigarro e o alcoolismo, lhe fazem mal, seja sábio para abandoná-los. O sábio responderá aos ofensores com brandura, será perdoador, não gritará com os filhos, ou com o cônjuge, pois isto só proporciona maior atrito e úlcera gástrica.
Algumas pérolas do sábio Salomão, somente para sábios leitores:
“Provérbios para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo, a equidade e o bom siso. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv. 1:1-7). “… se aceitares as minhas palavras e meus mandamentos para fazeres atento à sabedoria… o Senhor dá a sabedoria para os retos… ela entrará em teu coração e te livrará do caminho do mal. (Pv. 2:1-12).
Deus nos dê a sabedoria, teremos um lar feliz, uma sociedade feliz e seremos felizes!!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?