Opinião

O que fazer na Cidade do Panamá

15/12/2014

O que fazer na Cidade do Panamá

(Foto: Ana Freitas/Creative Commons)
O Canal do Panamá permite que as embarcações atravessem do Oceano Atlântico ao Pacífico (Foto: Ana Freitas/Creative Commons)

Artigo | Aline Pinheiro*

A Cidade do Panamá é muito surpreendente. Moderna, movimentada e com muita bagagem histórica. Lá, além de fazer compras, você pode passear ao ar livre, comer super bem e não pagar absurdamente caro por isso, e conhecer o Canal do Panamá.

O Canal funciona por meio do sistema de eclusas, devido ao relevo do próprio Canal, e permite que embarcações de diversos tamanhos atravessem do Oceano Atlântico ao Pacífico sem precisar dar a volta no Continente. O Canal é uma grande obra de engenharia e fascina pessoas de todo o mundo.

Panamá Viejo é uma ótima opção para conhecer. É a área mais antiga da região, que preserva construções feitas em pedras. E o bairro Casco Antiguo tem museus, praças e igrejas que rendem um dia todo de passeio. Para fazer compras recomendo o Multiplaza ou o Metromall.

Se você vai sem as crianças, pode optar por sair à noite na Calle Uruguay ou Casco Antiguo que possuem opções de bares e casas noturnas.

Lembre-se: lá é falado o espanhol e se você for pegar táxi, entenda primeiro os hábitos locais para não pagar a mais. O táxi no Panamá funciona como um coletivo, ou seja, você possivelmente fará trajetos com pessoas que nunca viu. Ah, também ao abrir a porta do carro você deve dizer para onde quer ir e, então, o motorista irá responder se aceita levá-lo a tal local ou não. Sim, o taxista pode se recusar a fazer uma corrida e isso é bastante comum. Pergunte por quanto sairá o trajeto antes de entrar no carro e negocie o valor.

Muitos estabelecimentos simplesmente ignoram o uso de numerais para descrever sua localização. É sempre bom consultar um mapa ou pedir informação sobre pontos de referência a respeito do local que você deve ir.
Outra dica é o ônibus turístico. Os passes de 24 ou 48 horas permitem subir e descer em qualquer ponto, inclusive no Canal do Panamá. O país também é excelente para apreciadores de aves.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?